É dito que, para além de ter uma boa ideia, ter uma boa equipa é essencial para obter sucesso num projecto. Começar e tentar acabar um projecto sozinho é, muitas vezes, suicídio para o próprio projecto. Mesmo que as nossas capacidades estejam à altura, é sempre necessário outros pontos de vista, opiniões, outras soluções para um determinado problema e, principalmente, apoio e motivação. A probabilidade de um projecto ficar a meio, quer por desinteresse ou falta de tempo, é muito maior quando estamos sozinhos à volta dele.
Muitas vezes a ideia nem é o principal já que nem sempre a ideia que começamos é a final. Existem muitos casos de sucesso actualmente que demonstram isso mesmo. Ainda mais, uma boa equipa consegue sempre criar boas ideias quando é preciso.
O tamanho das equipas também é muitas vezes discutido. Na minha opinião, para começar do zero o melhor é mesmo começar com um grupo reduzido. Todos os factores “extra-projecto” como a comunicação e organização aumentam exponencialmente com o número de pessoas envolvidas no projecto. Mas irá chegar o tempo em que serão precisas mais pessoas. Mas, em vez de atirar mais gente para um problema, muitas vezes é mais útil dividir a equipa em vários grupos com diferentes áreas de foco. E o principal: respeitar sempre o trabalho e as opiniões de todos os membros da equipa.
Sérgio Santos