
- Título
- Android: Bases de Dados e Geolocalização
- Autor(es)
- Ricardo Queirós
- Editora
- FCA – Editora de Informática, Lda.
- Páginas
- 192
- ISBN
- 978-972-722-862-1
Nesta edição trazemos até vós a review de um dos livros mais recentes da FCA Editora, o Android: Bases de Dados e Geolocalização de Ricardo Queirós. Como seria de esperar, este é um livro com a qualidade habitual que este autor já nos habituou. Direccionado para os profissionais de informática (e também para os entusiastas e curiosos) que queiram dar os primeiros passos na programação Android com destaque claro está para as bases de dados e geolocalização. Contudo devo dizer-vos que os leitores mais experientes no assunto, não ficarão desiludidos com este livro em particular, uma vez que os temas abordados têm todo o interesse, tenhamos 0 ou 10 anos de experiência nesta temática.
O livro é constituído por oito capítulos, sendo que os mesmos estão divididos por duas partes. A linguagem de programação usada nos exemplos dados é o Java.
A primeira parte, em que os temas abordados dizem respeito às bases de dados é constituída por 5 capítulos. Iniciamos com o capítulo de Técnicas e Persistência de Dados em que é dada ao leitor uma pequena explicação do tema assim como quais as aplicações de desenvolvimento que deve ter instaladas para obter o melhor partido do livro. Seguidamente temos como segundo capítulo, uma abordagem aos Ficheiros, quer seja a leitura ou escrita dos mesmos. Para os leitores que não estão tão familiarizados com este tema, achei este capítulo uma mais-valia para que possam acompanhar o restante aprendizado já com as bases mais cimentadas. É também neste capítulo que são abordadas as principais diferenças entre armazenamento interno e externo dos dispositivos móveis. O terceiro capítulo aborda Preferências Partilhadas, em que é dado a conhecer ao leitor as principais classes que providenciam a framework geralmente usada para armazenar os dados de configurações da aplicação, ou seja as classes PreferenceActivity
e PreferenceFragment
.
Posto isto, passamos para o quarto capítulo, o das Bases de Dados. Considero que este, na minha opinião, o capítulo mais importante deste livro uma vez que nos descreve algumas das práticas mais importantes sobre o armazenamento de dados. É importante referir que o autor além de abordar a base de dados SQLite, nos leva também a uma abordagem à base de dados Realm, e ao Sugar ORM como alternativas a ponderar. (ORM é uma técnica que abstrai o acesso ao banco de dados SQLite e implementa a técnica de mapeamento objeto relacional, tornando simples a tarefa de manipular dados de forma persistente). São também explicadas ao leitor quais as vantagens e desvantagens de cada um destes temas. Neste capítulo o autor dá-nos também um pequeno projecto exemplo que permite ao leitor seguir passo-a-passo a criação e configuração do mesmo, o que na minha opinião é uma mais-valia para os leitores menos experientes. O capítulo 5 encerra a parte de Base de Dados e é onde é abordada a Gestão Remota de Dados, pois cada vez mais a nível aplicacional é necessário aceder e manipular dados que não estão localmente no dispositivo.
Chamo a vossa atenção para este capítulo uma vez que o livro descreve como aceder remotamente aos dados, mas também como instalar e configurar o WAMP do lado do servidor e como podemos usar isso para criar uma maior interacção entre o utilizador final e a aplicação criada. Neste capítulo, o backup de dados não foi esquecido e este tema é também abordado.
No sexto capítulo, entramos na segunda parte desta obra e passamos à Geolocalização, assim, este capítulo começa por apresentar o Google Play Services (uma biblioteca de serviços para dispositivos Android), além da apresentação, o leitor é guiado através de algumas das boas práticas da configuração desta biblioteca.
O capítulo 7 é dedicado aos Mapas. Devo dizer-vos que neste capítulo os leitores mais inexperientes não vão sentir-se deslocados pois o autor torna todo o conceito “simples”. Desde os tipos de mapas disponíveis, à sua configuração e controlo, tudo isto é abordado neste livro. Por último, chegamos ao oitavo capítulo, dedicado à Localização. Creio que este tema seja também um dos mais importantes pois no mundo de hoje, todos andamos constantemente com telemóvel connosco. Assim, nas páginas deste capítulo o leitor é levado a compreender como pode tirar um maior partido da aplicação e da experiência que a aplicação proporciona ao utilizador final.
Em suma, e sendo esta uma opinião própria, considero que este é um livro que poderá ser uma mais-valia na biblioteca pessoal, pois o facto de encadear os ensinamentos de uma forma simples e intuitiva, leva a que possamos acompanhar todo o processo de desenvolvimento de forma mais fácil e natural, sendo um livro que pode ser lido como um todo, ou como consulta nalgum destes temas em particular.