Introdução
Uma das linguagens de programação que tem tido um aumento susceptível a nível de popularidade, é o C#. Cada vez mais, esta tem sido a escolha feita pelos programadores para por as suas ideias em prática, nos mais variados tipos de software. Chegou a altura de esta ter uma palavra a dizer no que toca a aplicações Android e IOS, visto que só era aplicada para apps Windows Phone. Para ajudar a festa, temos o Xamarin Studio.
Descrição
O Xamarin Studio é um IDE que traz consigo um vasto conjunto de features, o que irá ajudar ao desenvolvimento de aplicações visualmente atractivos e com relativa facilidade, utilizando todo o poder do C#. Neste artigo, vou mostrar como podem criar uma aplicação para dispositivos Android, uma app de introdução muito simples. Convém verificar durante a instalação do IDE se o Android SDK é instalado (é instalado normalmente junto com o Xamarin Studio), pois sem ele não vamos poder criar qualquer tipo de projecto.
O processo de criação de um projecto de aplicações Android no Xamarin, não foge muito ao que é “normal” em todos os IDEs. A imagem abaixo mostra os passos por ordem numérica que são necessários para a criação do mesmo.
Depois deste processo, é criado o projecto na qual vamos trabalhar. Digamos que os utilizadores de Android Studio, não deverão ter dificuldades em perceber a estrutura do projecto em si, pois são muito semelhantes. No lado esquerdo da janela do IDE, está a Solução ou o Projecto propriamente dito (ver figura 3).
Na Solução, podem ver que os ficheiros apresentados são familiares a programadores Android, por isso, neste artigo não vou alongar muito mais a explicação dos mesmos.
Vamos passar a aplicação propriamente dita. Para podermos ver o layout da aplicação assim que o projecto é criado, basta fazer abrir a pasta layout
e fazer double-click no Main.xml
. Assim poderão ver como está a vossa aplicação em termos de apresentação. Na mesma janela, tem uma opção para editar o layout por drag and drop, Content (ver figura 5), ou então por código puro, Source (ver figura 4).
Em seguida, na estrutura do projecto, vamos abrir o ficheiro onde está o principal código da aplicação, o MainActivity.cs
. Por defeito, o Xamarin já cria código de exemplo, para que a aplicação corra de imediato no emulador ou dispositivo físico. Explicando rapidamente o que esse código faz, é uma função que contabiliza o número de cliques que são dados num botão, aprestando os dados dentro do mesmo. Poderão ver isso na figura abaixo (ver figura 6).
Neste artigo, não vou aprofundar nenhum código específico, ou desenvolver algo, sendo que, o que falta aqui é ver a aplicação a funcionar. Para tal, vamos ter de ir à barra de menu do Xamarin, clicar em Ferramentas e no sub-menu escolher a opção Android Devices…. Abrirá uma pequena janela com uma lista dos emuladores que já estão predefinidos no IDE, mas vamos criar o nosso próprio. O processo é exactamente o mesmo que no Android Studio, ou no SDK. Depois de o emulador estar criado, vamos executar a nossa aplicação, simplesmente carregando no botão Start, no canto superior esquerdo do nosso IDE. Assim, desta maneira vamos ver a app em acção (ver figuras 7 e 8).
Conclusão
Com o Xamarin, é muito fácil começar um projecto para qualquer aplicação Android ou IOS. Agora é dar asas à imaginação e começar a programar.