ASP.NET Core 1.0 – Ligação a base de dados SQL Azure

Neste artigo vamos criar uma simples aplicação web utilizando ASP.NET 5. Esta aplicação irá guardar os dados numa base de dados SQL Azure utilizando Entity Framework (EF) Scaffolding e ASP.NET MVC para suportar as operações básicas (criação, leitura, atualização e remoção de dados).

Antes de mais é necessário ter acesso a uma conta Microsoft Azure. Qualquer pessoa pode ter acesso a uma conta gratuita, bastando para isso aceder ao endereço em baixo. Aceda ao link para obter mais informações de como criar a sua conta: http://www.windowsazure.com/en-us/pricing/free-trial/

Criar a base de dados em Microsoft Azure

Após ter acesso a uma conta Microsoft Azure, é necessário criar uma instância de SQL que aloje a informação da nossa aplicação.

Para tal deve-se selecionar a opção de novo (+) no menu lateral esquerdo e nas opções que aparecem na primeira coluna, selecionar a opção Data + Storage.

Depois de selecionada esta opção uma segunda coluna irá aparecer, onde nos são dados a conhecer os diferentes fornecedores de dados disponíveis no Microsoft Azure.

Selecionemos então a opção SQL Database, dado que é o fornecedor, que iremos utilizar neste artigo.

Azure: nova base de dados SQL

Depois de selecionada a opção, é necessário configurar a base de dados selecionada. No caso deste artigo, daremos o nome de “SQLDemoAzure” à nossa base de dados.

Azure: configurar base de dados SQL

Após a criação da base de dados, necessitamos de obter a conexão à base de dados, a qual será utilizada na nossa aplicação web. Para isso, se selecionarmos a base de dados que criamos, tal como mostrado na imagem acima, existe uma opção “Show Connection String”, a qual nos dá acesso à conexão que necessitamos.

Criar a Aplicação Web

Para começarmos a criar a nossa aplicação web, vamos ter de selecionar a opção ASP.NET Web Application do template Web.

ASP: nova aplicação web

Ao darmos um nome à nossa aplicação web e carregando na opção OK, vamos ser reencaminhados para um novo ecrã onde nos é possível selecionar qual o template a ser aplicado. Como vamos querer desenvolver a aplicação em ASP.NET 5, temos três opções ao nosso dispor. Em branco, WebAPI ou Web Application. Será esta terceira a opção a qual devemos selecionar.

ASP: escolher template

Depois de selecionado o nosso template, a aplicação começará a ser criada e configurada.

ASP: aplicação inicializada

Criar modelo de dados

Depois da criação da nossa aplicação web, o passo seguinte será a definição do modelo de dados a ser utilizado. Para isso, no projeto web, define-se uma nova classe tal como definida na imagem abaixo.

Esta classe é uma classe simples que permite definir propriedades relacionadas com um veículo.

using System; 
using System.Collections.Generic; 
using System.ComponentModel.DataAnnotations; 
using System.Linq; 
using System.Threading.Tasks; 
 
namespace Demo1.Models 
{ 
  public class Car 
  { 
    [Key] 
    public int Id { get; set; } 
    public string Brand { get; set; } 
    public DateTime CreationDate { get; set; } 
  } 
} 

Adicionar Scaffolding

Scaffolding vai poupar tempo e esforço, proporcionando a geração automática de código que nos vai dar um ponto inicial de desenvolvimento das operações básicas (CRUD). Partindo de uma classe base e sem escrever uma única linha de código, conseguimos gerar o controller com as operações CRUD bem como as views associadas.

Na solução selecionando a diretoria dos controllers, basta selecionar a opção Add New Scaffold Item. Será aberto um novo ecrã tal como indicado na imagem abaixo, no qual devemos selecionar o MVC6 Controller With Views Using Entity Framework.

ASP: scaffolding

Desta forma, os controllers e views associadas a entidade criada, serão criados de forma automática e com sucesso.

ASP: controllers e views

Alterar a Connection String

Para alterar a connection string, basta copiar a connection string definida no segundo passo e colocá-la no ficheiro appsettings.json.

Alterar o layout do menu

Para conseguirmos testar a nossa entidade, vamos adicionar uma nova entrada ao menu existente de forma a que quando clicarmos nessa opção seja dado acesso à listagem da entidade criada.

ASP: menu para testes

Correr a aplicação

Pressionado a tecla F5 ou selecionando a opção Debug > Start Debugging no Visual Studio, a aplicação irá ser aberta no browser. As novas entidades criadas irão aparecer no menu de topo, tal como mostra a imagem seguinte.

ASP: página web

Selecionando a opção Cars, temos então acesso ao ecrã que geramos automaticamente utilizando o scaffolding.

ASP: página cars

Publicado na edição 52 (PDF) da Revista PROGRAMAR.