ASP.NET Core, Angular 5 – CRUD com Entity Framework

Ao longo deste artigo, que espero ser o primeiro de uma série, irá ser abordado como criar uma aplicação web, com apenas um form, recorrendo a ASP.NET Core, Angular 5 e Entity Framework, seguindo a abordagem de base de dados primeiro “database first” suportando as operações básicas de uma base de dados (create, read, update e delete, CRUD).

O exemplo do artigo foi feito no Visual Studio 2017 Community, com .NET Core 2.1, Node.JS LTS e a base de dados em SQL Server 2017. Poderia ter sido feito o mesmo com ADO.NET, mas no caso optou-se por Entity Framework. De igual modo, poderia ter sido feito o mesmo exemplo com ReduxJS, mas novamente a opção prendeu-se com a framework Angular, pelo seu vasto suporte e utilização, bem como a facilidade com que se desenvolve de forma a suportar diversas plataformas.

Seguindo a abordagem de base de dados primeiro (database first), começamos por criar as tabelas no SQL Server. Assumindo que já temos o SQL Server instalado e com autenticação (SQL + Windows), começamos criar a base de dados, que servirá de suporte à aplicação e as suas tabelas. Neste caso e apenas para efeito de exemplo vamos usar a PROGRAMAR como exemplo e a base de dados vai chamar-se PROGRAMAR.

[...]

Leia o artigo completo na edição 60 da Revista PROGRAMAR

Publicado na edição 60 (PDF) da Revista PROGRAMAR.