Automatização de deployments em Windows Azure

Primeiro que tudo, e para que todos nos possamos encontrar com a mesma base de conhecimento, parece-nos importante contextualizar todos os leitores quanto ao tema em questão.

O que é então Cloud Computing?

Cloud Computing é, numa definição abrangente, uma abordagem à computação assente sobre os conceitos de escalabilidade e alta disponibilidade de processamento e armazenamento online, disponível a um inúmero número de dispositivos e endpoints.

Apresentando-se este como um mercado emergente e potencialmente bastante rentável, principalmente porque o “factor custo” passa a ter um papel fulcral e preponderante nas decisões ao longo de todo o planeamento e desenvolvimento aplicacional, algumas empresas de referência na área das TI não poderiam ficar de fora da corrida.

Entre as várias ofertas que existem hoje no mercado, parece-nos importar salientar o caso do Google App Engine da Google, o AWS e o EC2 da Amazon, as inúmeras ofertas da Rackspace ou mesmo da Salesforce, e finalmente o Windows Azure Platform da Microsoft. Será sobre esta última que focaremos as nossas atenções, sem qualquer desprimor para as restantes ofertas mencionadas.

A plataforma oferecida pela Microsoft é composta então por três grandes blocos: Windows Azure, SQL Azure e Windows Azure AppFabric.

[...]

Leia o artigo completo na edição 28 da Revista PROGRAMAR