- Título
- C# 6: Programação com produtividade
- Autor(es)
- Luís Abreu
- Paulo Morgado
- Editora
- FCA – Editora de Informática, Lda.
- Páginas
- 103
- ISBN
- 978-972-722-835-5
Introdução
Com o passar dos anos, cada vez mais os programadores consideram o C# como sendo a linguagem da plataforma .Net. A sua evolução tem sido constante e tem contribuído para a simplificação e redução do trabalho com a escrita de código em .Net. As novidades desta nova versão não são tão impressionantes como a do aparecimento do Linq, por exemplo, mas não deixam de ser úteis para aumentar a eficiência do programador.
Este livro que revemos nesta edição é constituído por cinco capítulos e explica as principais novidades introduzidas no C# 6.
Conteúdos
O livro começa por apresentar 3 grandes funcionalidades introduzidas nesta versão do C# nomeadamente as expression bodied members, a directiva using static e por fim os operadores null-conditional. Com as expression bodied members torna-se possível a implementação de propriedades somente de leitura e métodos a partir de expressões lambda. A diretiva using static permite-nos aceder aos membros estáticos públicos de um tipo a partir do contexto actual sem que o nome desses membros tenha que ser precedido pelo nome do tipo que os define. Por fim e uma das funcionalidades preferidas dos programadores são as null-conditional em que o programador vai entender como poderá validar se determinadas expressões têm o valor null sem recorrer das condições de decisão habituais (if’s).
O capítulo 2, o autor descreve a inicialização de propriedades implementadas automaticamente e a nova forma de inicialização de dicionários.
O capítulo 3, o leitor irá compreender como podemos remover grande parte das ocorrências das chamadas string “mágicas” do nosso código recorrendo ao novo operador criado: o nameof
. Além disso irá conhecer o conceito de strings interpoladas substituindo o uso do nosso conhecido string.Format
, tornando-se mais simples a forma como compomos strings nos nossos programas.
O capítulo 4 apresenta melhorias desenvolvidas no uso das excepções, nomeadamente a possibilidade de usar a expressão await
no interior de blocos de catch
e finally
. Além disso, nesta nova versão foi introduzida uma nova funcionalidade, os exception filters. Por fim, o capítulo 5 dá ênfase ao Roslyn (oficialmente designado por .Net Compiler Platform), que trata de “transformar” o compilador numa API que pode ser consumida pelos nossos programas. Com a introdução desta plataforma o programador, se necessitar, terá abertura de analisar e gerar código.
Conclusão
Um livro de leitura agradável, bastante sucinto, baseando-se em muitos exemplos práticos para cada funcionalidade. Este livro adequa-se a programadores que já têm conhecimentos sólidos de C# de versões anteriores.