Ainda é muito usual depararmos-mos com ficheiros de processamento Excel, ou não fosse o Excel a mais famosa folha de cálculo até aos dias de hoje. Neste artigo, procuramos de uma forma simples mostrar ao caro leitor como podemos tirar partido do processamento do Excel, fazendo um pequeno programa que nos permite facilmente processar e criar novos ficheiros resultado partindo do Excel.
Para este artigo proponho algo simples, imaginemos uma empresa que produz vários tipos de brindes e merchandising. Os comerciais ao longo do mês vão criando encomendas dos vários clientes. A nossa empresa trabalha com dois armazéns distintos, mas o responsável pelo setor do armazém ao longo do mês recebe esses mesmos pedidos e regista os pedidos numa folha de Excel para lhes dar despacho. No final do período de processamento, o departamento financeiro precisa de saber ao certo qual o numero de encomendas efetuadas para poder emitir a fatura ao cliente final. Para este exemplo vamos considerar que vendemos três tipos de canetas. Azuis, pretas e vermelhas. Consideramos também que temos três clientes (somos uma pequena empresa) e que como é normal para cada cliente acordamos um valor específico de cada cor de caneta, sendo esse valor diferente para cada cliente.
Então recapitulando… recebemos do nosso responsável de armazém um ficheiro “desordenado” com as encomendas e precisamos de gerar um ficheiro Excel com os autos de facturação (documentos que posteriormente serão utilizados internamente para que possa ser emitida a factura) para o nosso departamento financeiro não perder muito tempo a emitir faturas aos clientes.
[...]