Correndo uma Aplicação Web Java em Azure, passo a passo

Como alguns vós sabem, eu pertenço à organização da Comunidade NetPonto e há uns tempos organizamos o Visual Studio Launch Party nas instalações da Microsoft Portugal. Nesse evento, tivemos o Miguel Caldas a realizar o Keynote onde ele, entre muitas mensagens, destacou:

“Nós queremos correr o vosso software”

É uma mensagem simples, mas poderosa, que mostra a mudança da postura perante outras tecnologias que não sejam .NET, como seja o PHP ou o Java.

Já há algum tempo que estou tentado em realizar algumas experiências envolvendo o desenvolvimento de uma aplicação utilizando Java como linguagem de programação.

Quem já trabalha em aplicações com Java há algum tempo sabe os desafios que trás consolidar todas as partes para que a aplicação flua sem problemas.

Neste artigo vou descrever os passos que dei ao longo do processo, referindo os desafios que encontrei e como os ultrapassei. Saliente o propósito deste artigo é colocar uma aplicação web em Java a correr no Azure e não as boas práticas do código em si, apesar de algumas serem aplicadas inconscientemente.

[...]

Leia o artigo completo na edição 58 da Revista PROGRAMAR