Cortana: A assistente pessoal digital da Microsoft chega ao PC e Tablets.

Introdução

A Microsoft no passado mês de Janeiro fez um dos anúncios talvez mais aguardados pelos utilizadores Windows: A integração nativa da assistente digital da Microsoft – A Cortana – no Windows 10.

A Cortana, uma das principais novidades em 2014 no Windows Phone, estará presente no desktop de todos os PCs e Tablets que tenham o Windows 10 instalado, ajudando os utilizadores nas mais inúmeras tarefas do dia-a-dia e sempre baseado nas suas escolhas. A introdução da Cortana no Windows 10 vem demonstrar claramente a intenção da Microsoft em unificar a experiência de utilização entre os vários devices.

Como funciona a Cortana

A forma de funcionamento da Cortana no Windows 10, não se diferencia do Windows Phone. A base de conhecimento da Cortana assenta no motor de decisão Bing, para além de aprender diretamente das nossas interações e também dos resultados de pesquisas que vai guardando.

Também no Windows 10, é no “Notebook” que a Cortana vai guardando toda a informação que vai aprendendo nas suas interações com os utilizadores e onde podemos adicionar outros interesse que serão posteriormente usados pela mesma.

Notebook da Cortana
Notebook da Cortana

A partir destas informações e do Bing, todos os resultados de pesquisa que a Cortana efetuar, são mostrados na janela da barra de Search localizada na Taskbar do Windows 10.

Barra de Search
Barra de Search

A forma como interagimos com a Cortana, vai depender do ambiente onde nos encontramos e também do tipo de equipamento que tivermos, mas sempre assente em dois princípios: A voz e a escrita. Através do comando de voz “Hey Cortana” conseguimos captar a sua atenção!

Hello, what can I do for you?

A Cortana pode executar das tarefas mais simples, como adicionar um compromisso ao nosso Calendário, mostrar o estado do tempo no local onde nos encontramos, sugerir feeds de notícias, etc., a tarefas com mais alguma complexidade. Estas não são as suas únicas capacidades e à medida que a Microsoft vai avançando com o desenvolvimento desta tecnologia, podemos ver a Cortana a fazer chamadas Skype, definir novos lembretes ou até ditar mensagens, possibilitando assim a multitarefa.

CortanaA estas podemos ainda juntar o reconhecimento de voz, a capacidade de interpretar o símbolo “#” como “hashtags” e a aprendizagem de novas línguas, como a do Yoda por exemplo.

Cortana e o Project Spartan

A Cortana enquanto assistente pessoal, não será parte integrante apenas do Windows Phone ou Windows 10. A Microsoft está a desenvolver um browser completamente novo, atualmente com o nome de código Project Spartan e onde a Cortana tem um papel importante a desempenhar. A Cortana irá “escutar” atentamente o que escrevemos no browser e de imediato poderá apresentar os resultados dessas mesmas pesquisas, como por exemplo o tempo, informações úteis sobre determinado voo, onde fica um determinado restaurante etc. e tendo sempre em consideração também o que sabe sobre nós e que está igualmente registado no “Notebook”.

Cortana & Project Spartan
Cortana & Project Spartan

Experimentar a Cortana

Para experimentar algumas nas funcionalidades já disponíveis, os utilizadores terão que se registar no Windows Insider Program e fazer o download da Build 9926 do Windows 10 Technical Preview, ou fazer a atualização para esta Build via Windows Update caso estejam já registados no programa.

Para saber como se pode registar no Windows Insider Program, consulte o meu artigo “Windows 10: A Nova Geração Windows” publicado na edição nr.47 desta revista.

Nesta Build em especifico, apenas é possível fazer pesquisas em Inglês (US e UK) mas nos meses que se avizinham e tal como tem vindo a acontecer com o Windows Phone, veremos a Cortana para desktop a fazer pesquisas em mais línguas e a abranger um número maior de mercados.

Apesar de não estarmos num dos mercados já referidos, podemos experimentar a Cortana em Portugal desde que tenhamos instalado uma das versões inglesas.

Para isso teremos que alterar uma definição no Windows 10. Vejamos qual e como proceder:

A partir do Start Menu, vamos abrir a nova app Settings.SettingsCom a janela das opções abertas, vamos clicar na opção “Time & Language” e em seguida, clicar no separador “Region & Language”.Region & languageNa coluna do lado direito, vamos clicar na combo box e alterar a região para “United States”.Alterar regiãoDepois de concluirmos os passos anteriores, ao clicar pela primeira vez no Search, seremos notificados para configurar a Cortana e iniciar sessão com a nossa Microsoft Account caso estejamos a utilizar uma conta local.

Após estas configurações, a Cortana está pronta a interagir connosco.Cortana

Agora que temos as configurações terminadas e a Cortana pronta a utilizar, podemos ainda “humanizar” ainda mais esta interação e ativar a funcionalidade “Hey Cortana” e que activará a mesma a partir desde comando de voz.

Para isso, vamos clicar na caixa de Search localizada na barra de tarefas, em seguida clicar no ícone localizado no canto superior esquerdo e que possui o formato de um “hamburger” (App Command Menu) e selecionar a opção “Settings”.SettingsVamos em seguida localizar a opção “Let Cortana respond when you say “Hey Cortana”.” e clicar no botão para mudar o seu estado para “ON”.Activação por vozA partir deste momento, a Cortana irá responder sempre que utilizarmos o comando de voz “Hey Cortana”.

Conclusão

Em conclusão, apesar da Cortana no Windows 10 Technical Preview não mostrar todas as suas potencialidades e conter algumas falhas previsíveis, podemos ainda assim dizer que os resultados são satisfatórios. É clara a aposta da Microsoft nesta tecnologia e se existir uma evolução no caminho certo, com certeza que a expansão a outros produtos/serviços será uma realidade.