Criação Rápida de Sites Responsivos com Bootstrap

Capa do livro Criação Rápida de Sites Responsivos com Bootstrap
Título
Criação Rápida de Sites Responsivos com Bootstrap
Autor(es)
Editora
FCA – Editora de Informática, Lda.
Páginas
208
ISBN
978-972-722-867-6

Nesta edição, trazemos até vós leitores um livro de uma temática cada vez mais actual, uma vez que cada vez mais usamos a internet “em todo o lado”!

Cada vez mais a responsiveness de um site se tornou essencial ao sucesso de qualquer site, uma vez que a variedade de plataformas utilizadas para aceder, é cada vez maior e em constante mudança.

A framework de front-end Bootstrap, dispensa grandes apresentações, e neste momento é a mais popular framework de front-end, o que torna o livro ainda mais pertinente!

Ao longo do livro o autor, guia o leitor por uma aprendizagem, suave e assertiva, apresentando o bootstrap, as ferramentas de desenvolvimento que serão utilizadas, o conceito de content delivery network (rede de distribuição de conteúdos), antes de passar para o primeiro exemplo prático, gentilmente intitulado “a minha primeira página Bootstrap”.

Dado que se trata de uma framework de front-end era espectável que fosse dado grande enfoque à CSS, pelo que é agradável de perceber que o autor lhe dedicou um capítulo inteiro, dividido em subsecções, apresentando cada tópico de casa subsecção, de forma clara, e simples de entender, além de simultaneamente progressiva, orientando o utilizador desde as “fundações” da página até aos detalhes da interface de utilizador, explicando o layout, passando para a tipografia, elementos, imagens, formulários seguindo para a parte de “lógica de programa”, (validações), e terminando nos botões que permitem o input do utilizador.

No mesmo sentido, após a explicação anterior, passa para os componentes de igual modo divididos em subsecções, apresentando e exemplificando cada um dos mesmos, de forma a facilitar a compreensão do que é transmitido ao leitor.

Logo antes de passar para os quatro projectos onde o leitor irá aplicar os conhecimentos anteriormente adquiridos, é introduzido um último tema, os plugins, novamente de forma assertiva e fácil de compreender.

Nos projectos o autor, começa por um projecto mais eclético e elementar, de um site pessoal, passando progressivamente para um site empresarial, mais elaborado, seguindo para uma loja on-line e terminando num portfolio fotográfico estilo “Instagram”. Compreende-se que saia fora do conceito do livro o back-end, pelo que numa possível futura obra, seria interessante ver abordada a interligação front-end/back-end para os projectos da loja on-line e para o portfólio! Fica a sugestão!

Por fim, quase a terminar o livro o autor introduz o Bootstrap 4, bem como o conceito de SASS, e o seu uso recorrendo a LibSass, que acrescenta diversas funcionalidades à CSS, uma vez que se trata de um pré-processador, que implementa funcionalidades como variáveis, nesting, partials, import, mixing, inheritance, operadores aritméticos – tão úteis para calcular dimensões e posições –, funções, estruturas de decisão, etc… Estas funcionalidades são abordadas e explicadas no livro no último capítulo numa secção dedicada a cada uma delas. Pouco antes de terminar o autor introduz o uso de flexbox, e os seus conceitos, terminado o livro com a abordagem de temas e templates.

É uma leitura leve, e interessante, para todos quantos se desejem iniciar no desenvolvimento web, mas também para todos os que pretendam um guia de consulta rápida. É especialmente útil para os alunos dos diversos níveis de ensino, nas disciplinas de programação e desenvolvimento web, bem como para os alunos que tenham disciplinas relacionadas com design web. Igualmente útil para docentes, pela forma clara, estruturada e assertiva como são abordados os temas. De interesse para quem desenvolve maioritariamente back-end e pretenda um guia para consultar informações de front-end que lhe sejam úteis a quando do desenvolvimento do back-end. Deixo ao autor, os meus sinceros parabéns pela obra!

Publicado na edição 60 (PDF) da Revista PROGRAMAR.