Criando aplicações Windows Phone 8.1 e Windows 8.1 usando o App Studio da Microsoft

Este artigo tem como objetivo apresentar o App Studio da Microsoft, de forma a criar aplicações para Windows Phone 8.1 e Windows 8.1.

Há uns meses atrás a Microsoft lançou o Windows Phone App Studio Beta, serviço este que permite que qualquer pessoa sem conhecimentos de programação consiga criar aplicações para Windows Phone em apenas quatro passos: tenha uma ideia, adicione o conteúdo, escolha o estilo e use a aplicação. Recentemente, mais especificamente no evento //Build/ da Microsoft que se realizou no passado mês de Abril, foi lançada uma nova versão deste serviço e foi lançado também a versão Windows App Studio Beta, que para além das aplicações de Windows Phone, agora passamos a poder criar aplicações Windows 8.1 neste serviço.

O serviço pode ser acedido a partir de appstudio.windowsphone.com. E para começar a usá-lo é necessário uma conta Outlook, Live Id ou no caso de não ter uma conta destas deve usar uma conta que esteja associada ao Windows Live Id. Caso não esteja associado, pode associar qualquer endereço de email a este serviço na seguinte referência: http://bit.ly/1gywtmO ou na página de login, clicar em Inscrever.

App Studio: Conta de Utilizador

Ao fazer o login pela primeira vez, irá aparecer um ecrã de permissões de acesso à sua conta, no entanto esta permissão pode vir a ser alterada mais tarde se assim o desejar. A seguir, terá que aceitar os temos de utilização do serviço e definir um utilizador (User) para a conta de email que está usar.

App Studio: Setup Inicial

Neste momento estamos prontos para começar a criar aplicações! Para tal basta clicar no botão Start new project.

O App Studio fornece um conjunto de templates para ajudar os utilizadores na criação das aplicações. Estes templates não são mais que aplicações demos de temas específicos e mais usados.App Studio: Templates App Studio: Templates

De salientar que todos os templates são aplicações C#/XAML e estão disponíveis tanto para Windows Phone 8.1 como para Windows 8.1, exceto o Web App Template que apenas está disponível para Windows Phone.

Ao selecionar um template do tipo Empty App estamos a criar uma aplicação de raiz, do zero. Este template é muito utilizado em casos em que os outros templates não satisfaçam as necessidades do utilizador ou para o caso de utilizadores mais avançados que já tem alguma experiência com o App Studio. O utilizador irá definir todo o tipo de conteúdo, estilos e terá que usar toda a sua criatividade para obter uma “great app”. No caso do template Web App Template o utilizador irá também criar a aplicação do zero, mas neste caso é dado um URL de base que será o ponto inicial da aplicação e terá acesso a alguns botões na AppBar, este template é o ideal para site que se adaptam a dispositivos móveis. Por outro lado, os outros templates disponíveis já permitem ao utilizador ter um guia de orientação na aplicação que está a construir e apenas terá que alterar os dados e customizar a aplicação a seu gosto. Note-se que neste caso o utilizador poderá mudar radicalmente toda a aplicação inicialmente criada pelo template.

Vejamos agora na prática como podemos criar aplicações com estes templates.

Publicado na edição 45 (PDF) da Revista PROGRAMAR.