Criar uma aplicação para Android com mapa

Android

Android é um sistema operativo baseado no núcleo do Linux6 para dispositivos móveis, desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google. Segundo a Google, mais de 1 milhão de utilizadores. Este sistema foi adoptado por várias marcas de topo de mercado HTC, Samsung, Sony, Motorola, LG e Nokia.

O Android está disponível com código aberto desde 21 Outubro de 2008. O Google publicou todo o código sob a licença Apache. No entanto, ele depende de uma autorização da próprio Google para poder aceder à biblioteca de aplicações, Play Store

Com a API do Google Maps v2 para Android, é possível adicionar mapas com base em dados do Google Maps numa aplicação. A API, que é lida automaticamente com acesso aos servidores do Google Maps, possui métodos que permitem adicionar marcadores, polígonos, sobreposições, e ainda mudar a visão de uma área do mapa.

IDE

O IDE mais utilizado para o desenvolvimento de Android é o Eclipse. A empresa multinacional de serviços e software, Google, disponibiliza uma versão optimizada onde permite o download gratuito, em developer.android.com/sdk/index.html.

Após descarregar o IDE tem reunidos os elementos necessários para o desenvolvimento de aplicações para o Android. Com o processo de download terminado, irá ter uma pasta de trabalho contendo o nome: adt-bundle-windows-x86_64-20131030 (pode diferir um pouco mediante a versão).

Passos a seguir:

  • Abrir a pasta adt-bundle-windows-x86_64-20131030 > eclipse > eclipse.exe > Ok

Publicado na edição 45 (PDF) da Revista PROGRAMAR.