C# 5.0 com Visual Studio 2012 – Curso Completo

Capa do livro C# 5.0 com Visual Studio 2012 - Curso Completo
Título
C# 5.0 com Visual Studio 2012 - Curso Completo
Autor(es)
Editora
FCA – Editora de Informática, Lda.
Páginas
608
ISBN
978-972-722-752-5

Elementos de programação: Abordam-se os temas de programação mais elementar, com referências à programação iterativa passando pela orientada a objectos. O texto está nitidamente orientado para um público que tem noções básicas de programação explicando a lógica de uma função até à herança de classes. Tenta de uma forma sucinta demonstrar na prática, ou seja com code-snipets, como construir de uma forma coerente uma aplicação em C# recorrendo ao Visual Studio.

Usabilidade: É também abordada a importância da usabilidade do user-interface numa qualquer aplicação. São demonstrados os conceitos básicos de Interação Homem-Máquina e como aplicá-los aos Windows Forms. Este tema serve de ponte para um tema bem mais extensivo: Windows Forms e programação orientada à GUI, detalhando alguns dos componentes que a .NET traz buit-in. Explica a funcionalidade e a interacção com os componentes mais genéricos e mais usuais para uma aplicação que se use de um sistema de janelas como GUI. A explicação embora limitada a poucos elementos é bastante completa, dando ênfase aos events associados a este tipo de módulos explicando assim a programação assíncrona em Windows Forms.

Modelação de dados e LINQ: Temos uma explicação bottom-to-top da noção de modelação de dados. Sendo neste tema um pouco mais extenso explicando toda a noção da modelação e das Formas Normais. Recorre-se ao SQL Server para fazer toda a explicação na prática dos conceitos, sendo bastante ilustrativo com diagramas e screenshots de um processo de criação e normalização de uma base de dados. Tendo a base de dados criada no SQL Sever, passa à explicação do que é o LINQ e sua sintaxe em C#. Aqui é feita mais uma vez a ponte com Windows Froms, utilizando componentes anteriormente demonstrados mapeando tabelas e manipulações básicas. Outra vez grande ênfase aos events.

Sistema Operativo e Input Output: Começando pela base, expõe passo-a-passo como manipular as Tarefas e Processos do Windows, explicando também como colmatar as diferenças entre versões do sistema operativo. Dá exemplos de como manipular ficheiros de texto dando uma introdução à encriptação que vem built-in na .NET. Mostra como se usa o Graphics da .NET explicando os seus conceitos base: desenho e animação, chegando a à impressão destes mesmos gráficos desenhados. Com este tema aprofunda a explicação dos Windows Forms, fazendo a ponte para WPF.

WPF, XML e XAML: Tendo explicado Windows Forms, passa à explicação das diferenças e semelhanças do mesmo com WPF, dando também a sua opinião sobre o futuro das mesmas dando a entender que WPF irá substituir Windows Forms eventualmente. Para o efeito começa por explicar o que é XML dando exemplos de aplicações em C# .NET para manipulação deste tipo de dados, passando para um nível acima: o XAML. Exemplo atrás de exemplo, demonstra como usar as potencialidade do WPF mostrando como usar Graphics com a sintaxe XAML, incluindo animação, WebViews, views modelares e navegação entre diferentes ecrãs numa só janela.

Integração com Microsoft Office e Windows Store: É também mostrada a facilidade com que se integra uma aplicação feita em C# com as a principais ferramentas do MS Office: Word, Excel, PowerPoint, Access e Outlook. Demonstra à semelhança de outras ferramentas Microsoft, que há sempre uma classe buit-in na .NET para criar e manipular este tipo de documentos da família Microsoft. No caso da Windows Store dá exemplos vocacionados para Windows 8 e como tirar partido do conceito visual Metro e seus layouts genéricos, fazendo aplicações como uma calculadora e uma WebView.

Opinião pessoal: Na minha opinião este livro é ideal no mundo académico, servindo perfeitamente como suporte a um professor para leccionar uma cadeira de programação OOP, ou até para programação 2D. Também não acharia descabido servir como suporte a um aluno para evoluir da programação iterativa para OOP visto que o livro está repleto de exemplos e exercícios, tendo até no final 3 projectos from scratch de aplicações completas explicando todo o processo lógico na elaboração de todos os aspectos da mesma: de base de dados normalizada, interacção Homem-Máquina a comercialização na Windows Store.

Publicado na edição 41 (PDF) da Revista PROGRAMAR.