Desenvolvimento de Aplicações Web Ricas (RIA) com Ext JS 4 e Rails 3

O Ext JS é um framework escrito com a linguagem de scripts JavaScript focada para o desenvolvimento de RIA (Rich Internet Application) ou Aplicações de Internet com interfaces Ricas.

Originalmente foi criado por Jack Slocum e começou como uma extensão do Yahoo! User Interface. Teve o apoio da comunidade no desenvolvimento e na versão 2.0 começou a ter duas licenças: a paga e a open source.

A versão open source é distribuída através da licença GPLv3 (General Public Licence) ou também conhecida como licença GNU, ou seja, a licença open source é válida apenas se a sua aplicação também for licenciada sobre os termos da GNU.

Atualmente o framework está na versão 4.1 e é distribuído pela Sencha Inc, uma companhia localizada na Califórnia, Estados Unidos. Segundo dados da própria Sencha, a comunidade de desenvolvedores ao redor do mundo do Ext JS é superior a um milhão de pessoas!

O Ext JS é um framework cross-browser (roda até no Internet Explorer 6!) exclusivo para o desenvolvimento do client-side (lado cliente), ou seja, o lado servidor (server-side) pode ser desenvolvido em qualquer linguagem de programação para a internet. Isso inclui por exemplo, PHP, Python, Java, ASP.Net, etc. Para o desenvolvimento neste artigo, irei optar pelo framework de desenvolvimento web Ruby on Rails 3. No entanto, se desejar, você pode portar o código do lado do servidor que utilizaremos para a sua linguagem preferida livremente, já que o foco é introduzirmos ao Ext JS 4.

Instalação do Ruby e do Rails

Na plataforma Windows, a forma mais simples de instalar o Ruby, é baixar o pacote one-click installer, disponível no link: http://rubyforge.org/frs/download.php/72075/rubyinstaller-1.9.1-p430.exe. A instalação é simplesmente o “famoso” Next, Next, Finish.

Se você estiver utilizando o Linux, nas distribuições Debian ou Ubuntu, basta utilizar o gerenciador de pacotes:

sudo apt-get install ruby irb rdoc

Para instalar o framework Rails no Windows, abra o prompt de comando e digite:

gem install rails

No Linux, abra o terminal e informe:

sudo gem install rails

Para certificar-se que tudo está rodando corretamente, ainda no prompt de comando ou no terminal, digite:

rails –v

Será exibida a versão instalada do Rails. Dessa forma, seja bem vindo ao Rails!

Download do Ext JS

O download do Ext JS 4 deve ser efetuado a partir do endereço http://cdn.sencha.io/ext-4.1.0-gpl.zip.

Observe que será salvo um arquivo compactado chamado ext-4.1.0-gpl.zip, que é a versão que utilizaremos para a confecção do nosso exemplo.

Publicado na edição 35 (PDF) da Revista PROGRAMAR.