Foi há exactamente 50 anos atrás que se deu uma revolução, partiu pela mão de um senhor chamado William Higinbotham, um físico Americano. Usando a tecnologia disponível na sua altura, este desenvolveu um jogo, chamado Tennis for two que simulava uma partida de ténis entre dois jogadores usando um osciloscópio e um computador analógico. A ideia tinha o objectivo de evitar o aborrecimento dos visitantes do centro de Física onde ele trabalha. Esse objectivo foi cumprido e ultrapassado: deu origem à bem conhecida indústria dos videojogos. Essa indústria, que cresceu gradualmente com o desenvolvimento contínuo dos videojogos, não parou e é, hoje em dia, uma das mais reconhecidas a nível mundial, movimentando milhões de pessoas.
O futuro não pára e consequentemente a tecnologia também não: hoje em dia temos à nossa disponibilidade várias tecnologias e ferramentas que nos permitem produzir os nossos próprios jogos.
XNA diz-vos alguma coisa? Bem, a sigla XNA não tem um acrónimo associado, significa XNA’s Not Acronymed. A plataforma XNA fornece-nos um pacote de ferramentas para o desenvolvimento de jogos, esta tecnologia está a criar a sua própria revolução nesta área. A tecnologia XNA foi construída com base num conjunto de APIs (Application Programming Interfaces) desenvolvidas através da .NET Framework 3.5, que focam um desenvolvimento e design de jogos de forma bastante simples, tentando ao máximo através destas o uso de reutilização de código.
[...]