- Título
- Desenvolvimento em Swift para iOS
- Autor(es)
- Luís Marcelino
- Catarina Silva
- Editora
- FCA – Editora de Informática, Lda.
- Páginas
- 264
- ISBN
- 978-972-722-859-1
Nesta edição vamos fazer a review do Livro Desenvolvimento em Swift para iOS escrito por Luís Marcelino e Catarina Silva, ambos professores no Politécnico de Leiria e co-autores do livro Desenvolvimento em iOS – iPhone, iPad e iPod Touch – Curso Completo, também editado pela FCA.
Ao longo de dez capítulos os autores constroem uma aplicação mobile recorrendo à linguagem Swift, permitindo de uma forma didática a introdução à programação de sistemas mobile iOS e à sua linguagem. Para poder tirar mais partido do processo de aprendizagem deste livro, o leitor necessita de ter acesso a um computador da Apple e ter instalado o XCode para poder seguir os exemplos.
No primeiro capítulo temos a introdução, dar a conhecer a linguagem Swift, o IDE XCode e após alguns conceitos base dão inicio ao projeto que vai acompanhar a leitura do livro.
A introdução à linguagem surge nos capítulos dois e três, onde o leitor tem o primeiro contacto com a linguagem e é descrito os conceitos base como os tipos de variáveis, a sua definição, ações de controlo de fluxo, funções e a introdução à classes e estruturas de dados. Para programadores que já passaram por outras linguagens, notarão algumas semelhanças na definição ou comportamento da programação Swift em relação a outras linguagens, contudo é de referir que são apenas semelhanças. São abordados temas mais avançados como a programação orientada a objetos, programação concorrente ou closures.
O divertimento chega com o capítulo cinco onde se começa a construir a aplicação e são introduzidos conceitos fulcrais no desenvolvimento de aplicações mobile. Neste capítulo muitos conceitos são introduzidos estão relacionados com os diversos componentes da aplicação, como sejam os controladores de conteúdos, entre outros.
A forma como os controlos e as vistas estão relacionados, assim como o seu relacionamento é apresentado no capítulo 5. Este capítulo é particularmente interessante pela utilização do Storyboard e a introdução à interface gráfica, dando mote ao capítulo seguinte.
No capítulo seis, é dado o foco à experiência de utilização, à forma como são geridos os eventos de movimento, às animações das vistas e a inclusão de recursos multimédia.
A geo-localização e os mapas são o foco do capítulo sete, onde é explicado a melhor forma de utilizar este serviço.
Como utilizar recursos JSON e XML, é explicado no capítulo oito. Neste capítulo é apresentado, igualmente, a forma de integrar a redes sociais na aplicação.
Com o aproximar do final do livro, os últimos dois capítulos são reservados os temas da persistência (capítulo nove) e testes da aplicação e submissão na Apple Store (capítulo dez).
Conclusão
Este livro é uma breve introdução à linguagem Swift e à criação de aplicações para iOS, apesar da aplicação construída ser simples, os conceitos mais importantes e os componentes mais utilizados são apresentados de uma forma simples e de fácil aprendizagem, sendo um bom ponto de partida para quem quiser aprender a linguagem.