Estendendo uma aplicação criada no App Studio da Microsoft

Este artigo tem como objetivo explicar como estender uma aplicação que foi inicialmente gerada pelo App Studio da Microsoft.

Num outro artigo, Criando aplicações Windows Phone 8.1 e Windows 8.1 usando o App Studio da Microsoft, foi apresentado o serviço da App Studio, os vários tipos de templates para criar aplicações, as várias fases do desenvolvimento da aplicação no serviço e por fim a geração dos pacotes e a obtenção do código.

Microsoft App Studio

Atualmente o App Studio não tem suporte para feed do Twitter, no entanto é possível estender a aplicação para suportar esta funcionalidade, ora vejamos como o podemos fazer.

Na aplicação do Contoso Ltd, criada a partir de um template fornecido pelo App Studio temos várias secções:

  • About us é uma secção do tipo HTML
  • Catalog é uma secção do tipo coleção dinâmica
  • Team é uma secção do tipo coleção dinâmica
  • News é uma secção do tipo Bing
  • Contact us é uma secção do tipo Menu, que contém ações de menus.

App Studio: Secções da Aplicação

Para adicionar o feed do Twitter, iremos ter uma nova sessão chamada Twitter. Esta secção pode ser criada no App Studio usando uma das opções de secções avançadas, a Collection.App Studio: Secção para Twitter

Ao criar a secção do tipo Collection, temos que definir o nome, escolher a opção Dynamic resources data in the cloud e em seguida clicar em Add default columns (irá criar toda a estrutura de dados necessária para a coleção, caso o utilizador pretenda criar a sua própria estrutura deve usar a opção Create new). 

O resultado será o seguinte:

App Studio: Resultado da Secção para Twitter

Publicado na edição 45 (PDF) da Revista PROGRAMAR.