Estruturas de Dados e Algoritmos em C

Capa do livro Estruturas de Dados e Algoritmos em C
Título
Estruturas de Dados e Algoritmos em C
Autor(es)
Editora
FCA – Editora de Informática, Lda.
Páginas
616
ISBN
978–972–722–769–3

Programação, a “linguagem do futuro” permite executar praticamente tudo, se não mesmo tudo aquilo que a nossa imaginação possa equacionar. No entanto o desenvolvimento de soluções de software de média e elevada complexidade trás consigo a necessidade de aprofundar os conceitos algorítmicos que no fundo são a base da programação.

É com esse mesmo objectivo de aprofundar os conceitos algorítmicos dos programadores que se apresenta este livro Estruturas de Dados e Algoritmos em C.

Ao nível físico da edição não tenho nada de errado a apontar, sendo que a tipografia é de qualidade permitindo uma fácil e rápida percepção visual dos conteúdos abordados.

O livro Estruturas de Dados e Algoritmos em C é uma obra que se destina a programadores e a alunos de programação, apresentando ênfase na decomposição funcional das soluções recorrendo à implementação de tipos de dados abstractos.

A organização dos conteúdos foi escolhida mediante a sua importância e dependência entre conteúdos, incluindo exemplos de cada tipo de implementação, exercícios complementares e até algumas recomendações de outras leituras sobre a temática em questão.

Dividido em cinco grandes temas e onze capítulos principais, as primeiras páginas da obra são orientadas a uma pequena introdução ao que a obra se propões a abordar assim como a tecer algumas considerações sobre a utilidade e importância das estruturas de dados e algoritmos na programação.

Os grandes temas abordados na obra estendem-se desde o estudo do paradigma da programação modular em C, apresentando os aspectos fundamentais da implementação de tipos de dados abstractos recorrendo à metodologia de programação defensiva, estudo das principais estruturas de dados dinâmicas, principais classes de algoritmos, implementação de diferentes tipos de memórias e por fim o estudo dos tipos de dados abstracto grafo / dígrafo e os seus algoritmos mais importantes.

No final de cada sub-capítulo existe um resumo dos conteúdos a reter o que facilita de certa forma a revisão de conteúdos quando já sabemos previamente em que tema se insere.

O conteúdo é de simples leitura e de fácil percepção, sendo que é usada uma linguagem muito user-frendly o que facilita muito a leitura da obra, não se tornando extremamente técnica do ponto de vista da linguagem utilizada. O uso de exemplos explicativos de código implementado e devidamente comentado são uma enorme ajuda na percepção da real implementação dos conteúdos abordados.

Como estudante de Engenharia Informática considero a obra Estruturas de Dados e Algoritmos em C uma obra de qualidade na apresentação dos conteúdos necessários para aprender e conhecer com alguma profundidade as estruturas de dados e algoritmos que tão importantes são no dia-a-dia de um programador ou estudante de programação, tendo tudo o que é necessário para se tornar uma obra de referência sobre o tema e escrita em língua Portuguesa.

Publicado na edição 45 (PDF) da Revista PROGRAMAR.