Gestão de Projetos de Software

Capa do livro Gestão de Projetos de Software (5.ª Edição Atualizada)
Título
Gestão de Projetos de Software (5.ª Edição Atualizada)
Autor(es)
Editora
FCA – Editora de Informática, Lda.
Páginas
448
ISBN
978-972-722-804-1

O livro Gestão de Projectos de Software (5.ª Edição Atualizada) tem como base as boas práticas recomendadas no PMBOK® Guide Fifth Edition (2012), no CMMI® e nas normas ISO 21500 e ISO 100016. O livro descreve o processo de gestão de projectos de software desde o momento inicial de planeamento estratégico até à entrega e operação do sistema.

Está dividido em 6 capítulos: começa por fazer um enquadramento da gestão de projectos, normalização e modelo, referindo as diferentes fases do desenvolvimento. De seguida aborda a selecção e avaliação (financeira e técnica) e depois a organização e planeamento. Aqui, na organização e planeamento, é detalhada a definição dos requisitos e do âmbito do projecto, as estimativa de prazos, recursos e custos, a construção do cronograma, a gestão do risco, a gestão de qualidade, a gestão das comunicações e das partes interessadas e, finalmente, a gestão da configuração. O quarto capítulo aborda a monitorização, controlo e encerramento do projecto, não esquecendo a gestão de alterações.

Os últimos dois capítulos abordam aspectos não processuais da gestão de projecto mas muito pertinentes para qualquer gestor de projectos. O quinto capitulo refere aspectos fundamentais da gestão de equipas em ambiente de projecto, onde se refere a formação de uma nova equipa, a liderança de equipas, a delegação de tarefas, como motivar equipas e gerir conflitos. Aqui, neste capítulo, poderia referir também a gestão de tempo pois esta é crucial para que se atinjam os milestones e se conclua o projecto de acordo com o planeamento. Finalmente, no último capítulo, aborda a engenharia de software (modelos de desenvolvimento) e alguns dos principais modelos ágeis de desenvolvimento, como é o caso do Scrum, Extreme Programming (XP) e o Dynamic Systems Development Method Atern (DSDM Atern).

Está ainda disponível uma lista de siglas, um glossário e um glossário de termos (Português Europeu/Português do Brasil/Inglês) muito completo e actual. Poderia incluir também (no livro ou disponível para download) alguns templates/listas de verificação como referência, pois são documentos essenciais para a correcta gestão de qualquer projecto, como por exemplo o termo de abertura e encerramento, detalhe das actividades (WBS), análise de risco, matriz de responsabilidade, etc.

Esta é a 5ª edição actualizada deste livro e, segundo o autor, uma edição mais compacta do que as suas antecessoras e ainda mais moderna, equilibrada e prática. Não tendo lido as edições anteriores, apenas posso concordar que é um livro muito actualizado e prático, com conteúdos muito relevantes para quem se está a iniciar (estudantes, aspirantes a gestores de projecto, etc.) ou mesmo para gestores de projecto já experiente como manual de referência/consulta.

É por tudo isto uma obra muito recomendada e que ajudará certamente muitos gestores de projectos de software a terem o sucesso no exercício da sua actividade.

Publicado na edição 48 (PDF) da Revista PROGRAMAR.