Gestão de Sistemas e Redes em Linux

Capa do livro Gestão de Sistemas e Redes em Linux (3.ª Edição Atualizada)
Título
Gestão de Sistemas e Redes em Linux (3.ª Edição Atualizada)
Autor(es)
Editora
FCA – Editora de Informática, Lda.
Páginas
520
ISBN
978-972-722-784-6

O livro que me foi apresentado para análise tem o título Gestão de Sistemas e Redes em Linux – 3ª Edição e tem como público-alvo docentes ou estudantes que pretendam aprofundar conhecimentos na área de administração de sistemas e redes, ou profissionais com responsabilidades na administração de redes informáticas de média e grande dimensão. O seu autor, Jorge Granjal, é Professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde desenvolve também atividades de investigação no grupo de Comunicações e Telemática do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra. A primeira edição deste livro foi lançada em fevereiro de 2010, e esta mais recente, a terceira edição, publicada em setembro de 2013.

Este livro começa por apresentar um cenário de aplicação e sobre este, propõe um conjunto de atividades no âmbito da gestão de sistemas e da gestão de serviços de rede. Além disso, dedica alguns capítulos à área de segurança e por último a ferramentas para a monitorização e gestão de problemas. Na parte da gestão de sistemas, o leitor poderá encontrar atividades como a configuração de níveis de execução e serviços, gestão de utilizadores e quotas, configuração TCP/IP, gestão de logs, escalonamento de tarefas, operações sobre o kernel, gestão de módulos e boot loaders. Na parte de gestão de serviços de rede inclui-se a configuração do sistema como router e configuração de firewall (com o IPTables e o Squid) e a configuração de serviços nomeadamente o DNS, o NTP, DHCP, LDAP, email (POP, IMAP e SMTP), WWW (HTTP e webmail) e o NFS. Na parte dedicada à segurança, são propostas atividades com sistemas VPN e um IDS (Snort), e a parte final é dedicada à monitorização e gestão de problemas com ferramentas como o MRTG, Nágios e o RT.

Numa análise mais detalhada, verifica-se que o cenário de aplicação apresentado pode considerar-se equivalente a uma topologia de rede empresarial de média dimensão, com servidores distribuídos entre duas redes privadas e uma DMZ. Como sistema operativo para os servidores presentes nesta topologia de rede, é escolhido o CentOS do projeto open-source derivado dos produtos da empresa RedHat. Aqui, acrescenta-se que a versão do sistema operativo utilizada nesta edição é a 6.4 (versão mais atual do CentOS à data de publicação) e que entretanto, em dezembro de 2013, foi lançada a versão 6.5. Mesmo assim, pela análise rápida às Major Changes desta última versão, é de presumir os exemplos de configurações apresentados não se alterem. Da mesma forma, se o leitor pretender aplicar os conteúdos apresentados a outras distribuições Linux como o Debian, Ubuntu, Fedora (ou outras), este manual também poderá útil, uma vez que os conceitos abordados podem ser transpostos para estas distribuições. Em relação às atividades apresentadas, considera-se que estas abrangem um conjunto alargado de tecnologias, serviços e protocolos de rede, sobre as quais são explicadas as configurações básicas e, nalguns casos, configurações mais avançadas que se enquadram no cenário inicial. Verifica-se também que a maior parte destas atividades são “estanques”, ou seja, permite que o leitor possa escolher os serviços que pretende configurar, sem a obrigatoriedade de seguir uma sequência predefinida, sendo que, nos casos em que tal é exigido, é indicado pelo autor. Além disso, para profissionais que já estão nas áreas de administração de redes/sistemas podem ser necessárias configurações mais específicas que podem exigir que se faça uma leitura adicional. Para isto, consideram-se úteis as referências apresentadas no final de cada capítulo, que apontam para links onde são encontrados tutoriais que podem servir para extrapolar o caso de estudo apresentado. É de referir igualmente que no capítulo onde são referidas as ferramentas de monitorização e gestão de problemas, poder-se-iam incluir também outras plataformas, como é exemplo do Webmin (http://www.webmin.com/) e o Cacti (http://www.cacti.net/) que permitem integrar, configurar e monitorizar múltiplos serviços e podem constituir-se como um auxílio importante na área da gestão de sistemas e redes.

Em suma, considera-se que este livro constitui um bom manual, com referências atualizadas e úteis para profissionais na área de administração de sistemas e redes, ou para estudantes que pretendam explorar a área da gestão de sistemas e redes e pretendam no futuro aplicar estes conhecimentos em cenários reais.

Publicado na edição 44 (PDF) da Revista PROGRAMAR.