HTML 5 – 4a Edição Atualizada e Aumentada

Capa do livro HTML 5 – 4a Edição Atualizada e Aumentada
Título
HTML 5 – 4a Edição Atualizada e Aumentada
Autor(es)
Editora
FCA – Editora de Informática, Lda.
Páginas
368
ISBN
978-972-722-821-8

Nesta edição, trazemos até vós, caros leitores, a review do livro HTML5 de Luís Abreu. Trata-se da 4ª edição atualizada e aumentada.

Dirigido a todos os programadores, estudantes e profissionais da informática, este livro é acessível a todos os entusiastas que queiram aprender e/ou aprofundar conhecimentos acerca do “novo” HTML5. Tal como o autor nos tem vindo a habituar, este livro tem uma linguagem simples, clara e acessível, sendo fácil seguir os exemplos que nos vão sendo propostos ao longo desta edição.

Com uma organização muito bem conseguida e prática, este livro está dividido em 14 capítulos, sendo que a dificuldade dos assuntos abordados vai aumentando ao longo do livro.

Para os menos experientes, logo no primeiro capítulo, existe uma abordagem introdutória ao HTML5, que apresenta a história desta linguagem, passando desde a estrutura duma página de HTML até à sua árvore DOM (Document Object Model). Sem esquecer a utilização de scripts e CSS. Ou seja, os estreantes nestas andanças, podem adquirir o livro e seguir os exemplos sem dificuldades maiores.

Acredito que os primeiros capítulos possam ser um pouco “aborrecidos” para quem já tem alguma prática neste assunto, mas não deixa de ser uma boa oportunidade para recordar conhecimentos e até mesmo aprender algo que possa ter escapado anteriormente.

Os assuntos mais interessantes começam claramente no capítulo três em que o autor nos leva por uma “viagem” pelo canvas (o elemento responsável pela renderização dinâmica de gráficos), seguidamente pelo SVG (Scalable Vector Graphics para os mais distraídos).

O vídeo e o áudio são os senhores que se seguem no capítulo cinco. Até aqui tudo bem, sendo que o livro lê-se fluidamente, tal como já referi, quem conhece a linguagem recorda os conceitos e os mais inexperientes consolidam conhecimentos.

Sendo esta uma review de opinião, permitam-me dizer-vos que o livro me prendeu a partir do capítulo seis. Este capítulo fala-nos acerca de um assunto bastante atual, a geolocalização. São analisadas as principais funcionalidades associadas a esta API, assim como exemplos passo a passo de como obter da melhor forma a localização do utilizador de uma aplicação web. O capítulo sete, por sua vez, traz-nos a web storage, uma das novidades do HTML5. Mais uma vez, o autor, apresenta-nos esta temática de uma forma bastante clara, sempre com exemplos, o que torna o livro numa útil ferramenta de consulta, para quem o usar apenas como referência. (Sim, o livro permite que se utilize apenas como referência, lendo só os capítulos das temáticas que mais vos interessem). São também abordados temas como a File API e a Indexed Db.

No oitavo e nono capítulos, são abordados os formulários web e a microdata. Para mim este é mais um ponto forte do livro. Sendo a microdata um mecanismo que permite a extensibilidade do HTML, neste capítulo são apresentadas algumas soluções concretas para melhoria da semântica dos elementos, para que os conteúdos apresentados sejam mais rigorosos.

As aplicações offline também não ficaram esquecidas, e é isso mesmo que o autor nos apresenta no décimo capítulo. São apresentados ao leitor, vários cenários, para que quem se apoia neste livro como objecto de consulta para um projecto, possa de facto ter algum apoio nesta situação.

Nos últimos capítulos do livro, como não podia deixar de ser a temática da comunicação não foi esquecida, sendo que é apresentada a comunicação entre eventos servidor, baseada num modelo push, onde a informação é enviada do servidor para o cliente.

Gostaria ainda de chamar a atenção para os últimos capítulos deste livro, onde são desmitificados alguns dos pontos fortes do HTML5. Como não podia deixar de ser, são referenciados os web sockets, sendo que o capítulo 12 é inteiramente dedicado a esta temática. Por seu lado o capítulo 13 é dedicado aos web workers, que introduzem a execução de tarefas em paralelo. A meu ver, uma das funcionalidades mais apetecidas nesta linguagem.

O livro termina com o capítulo 14, em que nos são apresentados alguns projectos reais. De destacar o projecto NOVNC que evidencia a utilização de web sockets e o projecto GOOGLE PACMAN, um jogo bastante conhecido.

Uma vez que o HTML5 veio de facto para ficar, e por tudo o que vos assinalei em epígrafe, julgo que este seja um livro que valha a pena ter na estante, seja o leitor principiante ou experiente. Boa leitura!