Interação com voz no Android: Aprenda a desenvolver um aplicativo com interação por voz no Android

Do que se trata no artigo: Este artigo demonstra os passos básicos para desenvolver um aplicativo que utiliza a interação por voz, posterior reconhecimento do que foi dito e com isso realizar uma determinada acção (no nosso exemplo, faremos uma simples mudança na interface).

Em que situação o tema é útil: Será útil para os programadores que desejem ter uma experiência inicial com a API de reconhecimento de voz.

Desenvolvendo aplicações para Android: A utilização de smartphones tem crescido no mundo todo, tendo como um dos principais sistemas operativos o Android, o qual conta com diversas aplicações para atrair novos utilizadores. Pensando nisso, a Google disponibilizou o Android SDK, uma plataforma gratuita para o desenvolvimento de aplicações. Este artigo apresenta os passos necessários para o desenvolvimento de uma aplicação que utiliza uma busca por voz, e através dessa busca retorna resultados que serão analisados e uma nova acção será tomada de acordo com essa análise.

Introdução

O SDK é uma sigla de Software Development Kit (Kit de Desenvolvimento de Software), que é normalmente disponibilizado por empresas que desejam que os programadores externos tenham uma melhor integração com o software proposto. Neste artigo utilizaremos o ADK-SDK + Eclipse (IDE) que possui todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de uma aplicação Android.

Abaixo seguem os passos para o download e instalação do IDE+SDK. Neste artigo vamos mostrar a criação de uma aplicação onde as pronúncias das palavras guitarra ou piano redirecionarão a um ecrã com a imagem dos respectivos instrumentos musicais. É um exemplo simples, porém com a criatividade pode ser estendido de muitas formas para outras aplicações.

Configurando o Android SDK

O primeiro passo é fazer o download no site oficial que pode ser consultado na seção de referências.

Após a descompactação do arquivo (que deve estar no formato ZIP), basta abrir o Eclipse localizado na pasta com o seu nome.

Criando o projeto

Com o Eclipse aberto, abra o menu File > New e em seguida selecione a opção Others. Escolha a pasta Android e selecione a opção Android Application Project, conforme mostra a Figura 1.

Android: ecrã inicial de criação de projecto no Eclipse

Figura 1: Ecrã inicial de criação de projecto de aplicação Android no Eclipse

Nos próximos passos iremos ter que dar um nome ao nosso projeto e à nossa aplicação e escolher o seu logo. No ecrã de selecção do tipo de Activity, escolhemos o padrão BlankActivity que determina uma Activity vazia. Essa opção deve ser selecionada pois faremos tudo do “zero”. De seguida definimos o nome da nossa Activity e do seu Layout e então clicamos em Finish.

Entendendo a Interface do Eclipse (IDE)

O Eclipse é um ambiente de desenvolvimento que facilita o desenvolvimento de software pela inclusão de inúmeras ferramentas que, dentre outras coisas, economizam tempo ao programador.

Neste artigo vamos comentar apenas os itens que serão utilizados da Interface de desenvolvimento Android fornecida pelo Eclipse. Essa explicação será somente para que o leitor possa se localizar quando citarmos um determinado ponto da interface, o significado de cada um será explicado posteriormente.

No canto esquerdo é possível observar uma hierarquia de pastas, a raiz é obviamente a pasta do seu projeto e todos os arquivos utilizados no aplicativo devem estar dentro dela.

A pasta source contém o arquivo .java que vai conter todo a parte lógica necessária para o funcionamento do aplicativo.

A pasta res contém outra hierarquia de pastas, que, por sua vez, contém todos os arquivos necessários para a definição da interface gráfica do aplicativo. Desde arquivos XML até aos arquivos com as imagens que serão utilizadas.

Android: ecrã inicial do IDE com código Java da aplicação

Figura 2: Tela inicial da IDE com código em Java da aplicação

Publicado na edição 43 (PDF) da Revista PROGRAMAR.