Introdução ao Cloud Computing

Capa do livro Introdução ao Cloud Computing
Título
Introdução ao Cloud Computing
Autor(es)
Editora
FCA – Editora de Informática, Lda.
Páginas
200
ISBN
978-972-722-802-7

O livro Introdução ao Cloud Computing é um livro muito útil, não só para programadores, mas essencialmente, para todos aqueles que procuram um maior conhecimento e domínio no que ao tema do Cloud Computing diz respeito. Acredito igualmente, que este é extremamente elucidativo uma vez que, para além de executar uma abordagem histórica da tecnologia, apresenta-se como uma ferramenta de extrema importância para as pretensões tecnológicas das organizações, uma vez que, este livro, não só proporciona uma perspetiva realista e inovadora do que deve ser feito, como ainda, redireciona para a solução que melhor se enquadrará nas organizações.

Desta forma, um dos capítulos com mais interesse, principalmente devido à sua utilidade prática, que se deve muito ao facto de ser direcionado, essencialmente para leigos na temática, foi o capítulo 9 – Cloud para empresas. Considero igualmente útil e cativante, o capítulo 8 – Cloud para particulares. A abordagem e exemplos práticos, referidos ao longo da leitura, permitem ao leitor percecionar o quanto o Cloud Computing faz parte do quotidiano de cada um. Aliás, quando olhei para o livro questionei se este seria direcionado para profissionais da área ou para leigos na temática. Após a leitura, reflexiono que este é direcionado e elucidativo para ambos. A leitura revela e demonstra, ao leitor, que afinal o Cloud Computing está “all over”, tal como suprime os receios vulgarmente conhecidos dos leitores, que acreditam que a informação que guardam na Cloud, fica nas “nuvens”, e que, como tal, não acarreta qualquer tipo de segurança. As “cerejas no topo do bolo”, na minha perspetiva, são os capítulos 12 e 13, Benchmarking e Aplicações de Sucesso respetivamente. Estes capítulos são fulcrais para rematar quaisquer dúvidas sobre as vantagens na aplicabilidade do Cloud Computing e alcançar uma perspetiva futurista, pois este tema é o presente o certamente, será muito mais o futuro.

Em forma de conclusão a linguagem apresentada permite a todos usufruir da mais valia da informação que este livro nos fornece. Considero que, a introdução que o autor fornece no início de cada capítulo se torna essencial, e é uma ferramenta imprescindível, para que todo o capítulo faça sentido. Nesta pequena leitura, o leitor tem uma perspetiva do que será abordado, sendo esclarecido, “à priori” acerca de conceitos fundamentais para todo o entendimento da problemática que irá ser tratada. Por fim, é um livro muitíssimo completo, que nos fornece de forma clara, concisa e acima de tudo, descomplicada, uma visão da temática, permitindo assim, uma maior compreensão da mesma, a fim de garantir uma gestão e utilização mais rentável. Desta forma, acredito ser uma boa leitura de cabeceira, uma vez que nos trará um aprofundamento da realidade com a qual lidamos, e no fim subiremos à Cloud para um sono revitalizante.