Introdução à Engenharia de Software

Capa do livro Introdução à Engenharia de Software
Título
Introdução à Engenharia de Software
Autor(es)
Editora
FCA – Editora de Informática, Lda.
Páginas
256
ISBN
978-972-722-795-2

O livro Introdução à Engenharia de Software de Sérgio Guerreiro, apresenta-se como uma boa aquisição para a biblioteca de alguém que queira aprofundar os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento de software e levar seriamente a sua produção, tendo em conta os bons princípios a ele inerentes. Enquadra-se perfeitamente no currículo de Engenharia Informática, introduzindo o leitor ao mundo da criação de software.

Ao longo de oito capítulos o autor explica de forma clara diversos conceitos, bem como aborda temas relevantes para o panorama de um programador.

No primeiro capítulo, o autor faz uma introdução ao que é a Engenharia de Software, levando o leitor a compreender de uma forma simples e clara conceitos específicos desta área. Desde o que é qualidade no software, passando por problemas frequentes como a comunicação, as alterações e o fator tempo, até aos desafios que o leitor encontra no desenvolvimento de software, são apresentados sistematicamente pontos essenciais nestes campos, desde os processos agile ao desenvolvimento por modelos e arquitectura orientada a serviços e aplicações móveis.

No segundo capítulo o autor aprofunda os processos de desenvolvimento de software. Clarificando sempre todos os conceitos, define os intervenientes, problemas e desafios bem como o enquadramento de processo de desenvolvimento. Aborda não só os processos de desenvolvimento clássicos tais como waterfall, por protótipos, desenvolvimento rápido, espiral com diferentes abordagens, incremental e etapas concorrentes, mas também os processos ágeis de software, como a programação externa, a modelação ágil, o IRUP e o SCRUM, descrevendo cada um e apresentando as suas vantagens e desvantagens.

No terceiro capítulo o autor explana a gestão do processo de desenvolvimento de software, desde o seu planeamento, passando pelas diferentes métricas, a gestão de riscos, de configurações e de equipas, até às normalizações e boas práticas da IEEE, nomeadamente a norma IEEE 15939.

No quarto capítulo encontramos o tema da engenharia de requisitos e da comunicação, que tão importante é no desenvolvimento de software. Como sabemos, quanto melhor for um levantamento de requisitos, mais hipóteses existem de o produto final corresponder ao que o cliente deseja. Intervenientes, problemas, actividades relevantes, soluções, normalização e boas práticas são aqui descritos de uma forma simples e compreensível.

O quinto capítulo introduz a análise e desenho do sistema como a etapa responsável por conceptualizar o produto de software que será obtido no final da execução do processo de desenvolvimento (Sérgio Guerreiro, 2015). Aqui são apresentados os modelos estruturado de análise e o modelo orientado a objectos, bem como o desenho arquitectural de software.

O sexto capítulo leva-nos á etapa de codificação do produto de software. Todos os aspectos relacionados com as boas práticas no código, estão aqui descritos. A importância da organização do código, da sua estruturação e documentação, bem como a gestão das versões são aqui abordadas.

No sétimo capítulo, chega a prova de fogo: a verificação e validação por testes ao produto de software. Além de explicar os conceitos, o autor detalha a questão dos diferentes testes ao produto de software, de forma a que o leitor perceba todo o caminho desde o seu desenvolvimento inicial ao seu lançamento.

No oitavo capítulo, está a manutenção do produto de software bem como tudo o que diz respeito ao acompanhamento e aperfeiçoamento do produto.

Finalizando, o autor apresenta cinco casos de estudo, dos quais realço o segundo, referente à teoria dos sistemas normalizados.

Após cada capítulo, podemos contar com um breve resumo do mesmo, a sua bibliografia, bem como questões que nos permitem perceber se realmente assimilamos o seu conteúdo.

Em conclusão, é um excelente material de estudo e uma boa leitura para quem está a iniciar o seu caminho na Engenharia de Software.

Publicado na edição 49 (PDF) da Revista PROGRAMAR.