- Título
- Introdução à Programação com Python: Algoritmos e lógica de programação para iniciantes
- Autor(es)
- Nilo Ney Coutinho Menezes
- Editora
- Novatec
- Páginas
- 103
- ISBN
- 978-85-7522-408-3
Para a review desta edição, foi-me oferecido pelo autor, o livro Introdução à Programação com Python: Algoritmos e lógica de programação para iniciantes, 2ª edição.
Dividido em 12 capítulos, o livro apresenta uma estrutura bem organizada e de leitura suave, até para os maus adversos leitores de livros técnicos. Começa por apresentar a motivação para a aprendizagem, capaz de cativar tanto iniciantes como estudantes que recorram ao livro para consolidar conhecimentos.
No segundo capítulo o autor tem o cuidado de explicar como instalar o ambiente de desenvolvimento e o interpretador, nos principais sistemas operativos para computadores, evitando assim potenciais dificuldades, pois nem todos utilizam o mesmo sistema operativo e os processos de instalação diferem entre sistemas operativos. Ainda neste capitulo, o autor apresenta de forma simples uma introdução ao ambiente de desenvolvimento de Python, e faculta algumas recomendações essenciais para a utilização deste ambiente.
Nos capítulos seguintes, apresenta as noções elementares de programação, nomeadamente conceitos de variáveis, input/output, instruções condicionais, ciclos (repetições), etc… No entanto, no capítulo sexto, apresenta um conceito que apesar de útil, é bastante negligenciado em livros destinados a iniciantes, nomeadamente o conceito de coleção, incluindo listas, filas, pilhas, dicionários, tuplas (tuples), dicionários com listas, listas de objectos, entre outros. Adicionalmente foca também os aspectos de ordenação e enumeração.
O sétimo capítulo é todo ele dedicado a operações com strings, desde a pesquisa, ao posicionamento, quebra, concatenação, substituição, remoção de espaços, validação de conteúdos , formatação e termina com um exemplo cativou a minha atenção por não ser muito comum em livros de programação, um jogo! Incomum em literatura, mas ainda assim bastante interessante, e envolvente de todos os aspectos abordados no livro até ao momento.
Nos capítulos seguintes o autor continua abordando aspectos mais técnicos, começando pelas funções e os aspectos de âmbito (scope / escopo), parâmetros, empacotamento e desempacotamento de parâmetros, passando por funções lambda, números aleatórios e por fim terminado com a função type.
No capítulo seguinte aborda ficheiros (arquivos), começando pelos parâmetro de linha de comandos, passando por leitura e escrita, e algo interessante, a geração de HTML. É particularmente interessante porque desperta o leitor para outros “voos” com a programação em Python.
Não poderia estar completo sem abordar o paradigma de programação orientada a objectos, ainda que de forma muito resumida, termina com um exercício.
Não seria um bom livro de Python, sem abordar bases de dados, e neste aspecto devo dizer que o autor se esmerou, dedicando um capítulo inteiro ao trabalho com bases de dados, onde se focam os aspectos mais importantes dessas operações. Ao longo do capítulo os exemplos são apresentados recorrendo ao SGBD SQLite, que cada vez é mais utilizado, pela sua robustez e simplicidade.
Quase no terminar do livro o autor, deixa alguns tópicos que os leitores mais curiosos e havidos, podem aprofundar, não terminando assim de forma abrupta, mas deixando o caminho preparado para uma evolução continua, passando pelo paradigma de programação funcional, até ao desenvolvimento de jogos em python e o desenvolvimento web.
Em conclusão, creio que o livro seja recomendável tanto para os leitores mais iniciados, como para os leitores, mais experientes que desejem iniciar-se na linguagem Python. De igual forma o livro é um excelente guia para consulta, apresentando os temas com uma linguagem “suave” e cativante.