Introdução à Programação em CUDA

Nos últimos anos, as placas gráficas (GPU – Graphical Processing Unit) ganharam relevância no âmbito da computação paralela. De facto, os mais recentes modelos da NVidia e da AMD/ATI – dois dos maiores construtores de placas gráficas – têm na ordem do milhar de núcleos de processamento, “core” na designação anglo-saxónica. Exemplo disso é a GPU NVidia GTX 680 que tem 1536 núcleos, estando creditada com um desempenho máximo (teórico) de 3.1 TFLOPS em cálculo de vírgula flutuante com precisão simples, sendo que um TFLOPS corresponde a 1012 operações de vírgula flutuante por segundo.

Contudo, do ponto de vista de computação paralela, de pouco serve a existência de milhares de cores se o seu uso estiver limitado somente à produção e tratamento de gráficos. Foi pois a pensar na comunidade de computação paralela e no potencial mercado que essa representa, que a NVidia lançou em Novembro de 2006, a versão 1.0 da plataforma Compute Unified Device Architecture (CUDA). Embora limitado às GPU da NVidia, as sucessivas versões de CUDA tornaram possível o uso de GPU para o desenvolvimento e execução de computação paralela de larga escala. Em alguns cenários de computação – tratamento de imagens e video, processamento de dados, aplicações bioinformáticas, etc. – as GPU proporcionam velocidades de execução muito mais rápidas do que as alcançadas pelos processadores (CPU). Neste artigo introduzem-se os conceitos básicos de programação paralela para a plataforma CUDA.

[...]

Leia o artigo completo na edição 38 da Revista PROGRAMAR

Publicado na edição 38 (PDF) da Revista PROGRAMAR.