
- Título
- Introdução à Programação em Visual Basic 2010
- Autor(es)
- António Gameiro Lopes
- Editora
- FCA – Editora de Informática, Lda.
- Páginas
- 448
- ISBN
- 978-972-722-644-3
O livro Introdução à Programação em Visual Basic 2010, da autoria de António Gameiro Lopes, é um livro lançado pela FCA – Editora de Informática, com 448 páginas divididas em 8 capítulos, e é apresentado como um guia de iniciação ao fascinante mundo da Programação, tomando como base o Visual Basic 2010, na sua versão gratuita Express.
Começa por definir os objectivos e organização do livro, assim como as convenções utilizadas durante este. De seguida, explica passo a passo a instalação do Visual Studio, com recurso a várias imagens, e a descrição o Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE). O terceiro capítulo é dedicado a controlos e à construção da interface gráfica, descrevendo a Caixa de Ferramentas (toolbox), algumas noções fundamentais, propriedades, métodos, eventos e a descrição das classes mais utilizadas. O quarto capítulo, sobre noções básicas, descreve dados (constantes e variáveis), operadores, funções matemáticas, funções literais, como trabalhar com a data e hora e a gestão de ficheiros, pastas e drives. O quinto capítulo aborda estruturas, enumerações, variáveis indexadas (arrays), estruturas de decisão, estruturas de repetição, procedimentos, gestão de erros, etc. No sétimo capítulo, cujo objectivo é explicar outras funcionalidades do Visual Basic 2010, mostra como trabalhar com ficheiros ASCII (texto), como comunicar com o Microsoft Excel e a criação de elementos gráficos. O sétimo capítulo é um caso prático, onde mostra como se aplicam alguns dos conhecimentos anteriormente referidos. Para finalizar, o oitavo e último capítulo, refere como efectuar a distribuição e publicação de uma aplicação.
Como aspectos negativos pode-se apontar a não utilização da nova sintaxe do Visual Studio 2010/.NET Framework 4.0, como a continuação implícita de linha (a não utilização do underscore), embora este ainda possa ser utilizado. Utiliza também muito sintaxe que já têm substituto, e que em muitos casos existe por questões de compatibilidade entre versões, como o Msgbox()
, CInt()
, Len()
, Left()
, Right()
, Ucase()
, On Error Goto
, etc. Embora que em alguns casos explique os novos métodos, seria interessante a utilização deles em todo o livro, pois ajudaria o leitor a uma melhor abordagem à “nova” sintaxe da linguagem.
Não aborda lamentavelmente conceitos base de Programação Orientada a Objectos (POO). A criação de classes, conceitos de herança, encapsulamento, polimorfismo e abstracção, seriam sem dúvida uma mais-valia neste livro.
Por outro lado, como aspectos positivos, pode-se destacar a utilização de muitas fotos, tabelas de cursores, controlos, gráficos, etc., e pela descrição bem detalhada e clara em todos os capítulos. A utilização de fluxogramas para code
explicar fluxos de decisão, a abordagem a conceitos de recursividade e a comunicação com o Microsoft Excel, são sem dúvida uma boa aposta. Tem ainda bastantes exercícios e exemplos que ajudam o leitor a colocar em prática e a compreender os conceitos abordados.
No geral, e como conclusão, é um livro de leitura simples, agradável de seguir, bem organizado e que é adequado e recomendado a todos os que querem iniciar-se nesta linguagem de programação. Para os utilizadores que já têm alguns conhecimentos e que querem aprofundar um ou outro conceito, pode também ser uma boa opção de compra.