Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Android

Capa do livro Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Android
Título
Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Android
Autor(es)
Editora
FCA – Editora de Informática, Lda.
Páginas
288
ISBN
978-972-722-807-2

“Móveis” são atualmente a plataforma mais emergente no que toca ao desenvolvimento de aplicações de software, no entanto os dispositivos móveis são orientados a duas vertentes. Uma delas orientada ao meio profissional, sendo os dispositivos móveis um excelente complemento ao trabalho profissional, mas por outro lado a área do entretenimento ocupa uma grande fatia da utilização dos dispositivos móveis na atualidade e é exatamente nesta área que se inserem os jogos.

O livro Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Android vem no seguimento de dois outros títulos lançados por um dos autores, Ricardo Queirós, sendo eles Android: Introdução ao Desenvolvimento de Aplicações e Desenvolvimento de Aplicações profissionais em Android, destinando-se aos profissionais da área do desenvolvimento de videojogos para plataformas móveis, assim como professores e alunos de disciplinas de computação móvel e desenvolvimento de jogos que necessitem de algum suporte teórico e prático.

Ao nível físico da edição não tenho nada de errado a apontar, sendo que a tipografia é de qualidade permitindo uma fácil e rápida perceção visual dos conteúdos abordados.

A organização dos conteúdos foi escolhida mediante a sua importância e dependência entre conteúdos, incluindo exemplos dos vários motores de jogos disponíveis e respetivas considerações.

Dividido em 6 grandes capítulos, as primeiras páginas do livro são orientadas à introdução ao desenvolvimento em Android onde são abordados alguns dos conteúdos básicos do desenvolvimento em Android, tal como a criação de um projeto, estrutura de ficheiros, interface gráfica, criação de um AVD (Android Virtual Device), execução da aplicação e seus componentes principais.

Além da introdução ao desenvolvimento em Android o livro aborda temas como API da Google e Motores de jogos, API 2D para Android, libGDX, Unity para Android e Google Play, Serviços e Publicação.

No capítulo 2 é feita uma exposição de vários motores de jogos disponíveis no mercado e que podem ser usadas para o desenvolvimento de jogos para as plataformas móveis, neste caso a plataforma Android. Além de abordada a API da Google, são destacados motores de jogos tais como, Unity, Cry Engine, Cocos 2D, Havok Vision Engine, libGDX, Marmalade, Game Salad, GameMaker Studio, Corona SDK entre outros.

Os capítulos 3, 4 e 5 abordam a API 2D para Android, libGDX e Unity respetivamente, onde aprofundam alguns dos conceitos fundamentais para desenvolver jogos usando estas frameworks, com exemplos teóricos e práticos que ajudam a compreender a mecânica do desenvolvimento de jogos.

Por fim o sexto e último capítulo é centrado no Google Play, Serviços e Publicação, onde é explicado e exemplificada a configuração dos serviços do Google Play, acesso à API, Leaderboards, Achievements e por fim a publicação na Play Store.

O conteúdo é de simples leitura e de fácil perceção, sendo que é usada uma linguagem muito “user-frendly” o que facilita muito a leitura da obra, não se tornando extremamente técnica do ponto de vista da linguagem utilizada.

Como estudante de Engenharia Informática e sobretudo como curioso e se assim posso chamar de “Indie Game Developer” considero o livro Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Android um livro de qualidade na apresentação dos conceitos introdutórios para quem quer iniciar-se no desenvolvimento de jogos para a plataforma móvel Android.

Publicado na edição 50 (PDF) da Revista PROGRAMAR.