
- Título
- Introdução ao Design de Interfaces
- Autor(es)
- Manuel J. Fonseca
- Pedro Campos
- Daniel Gonçalves
- Editora
- FCA – Editora de Informática, Lda.
- Páginas
- 344
- ISBN
- 978-972-722-738-9
Para um livro que se designa por “Introdução ao”, posso dizer que é um livro bastante completo. A começar pela capa, que na minha opinião, está muito bem conseguido. Simples, desde a fonte até á ilustração. Normalmente os livros técnicos não são “famosos” pelas suas capas mas este, destaca-se. O conteúdo do livro aborda o tema em quase todas as suas áreas, desde o início ao fim, os autores demonstram como é importante a interação humana perante dispositivos digitais, as suas fases de desenvolvimento e nos ensina a importância de seguirmos as regras de design.
O livro está dividido em três partes, de inicio, o livro contempla, historicamente, a importância que existe na interação Pessoa-Máquina, com histórias e exemplos que vão desde os primórdios da linha de comandos até as tecnologias mais recentes como interações móveis baseados em gestos/multi-toque.
Os autores na primeira parte descrevem-nos os fundamentos que existe na perceção humana, usabilidade de interação em geral, princípios, teorias e as máquinas. A começar pela fisionomia humana, os nossos sentidos e das nossas capacidades de interação, passando pelos sistemas que nós interagimos, neste caso os computadores e termina na ligação de Pessoa-Máquina, onde a compreensão do mesmo é importante para uma melhor escolha de estilos e boa prática de design de interfaces, parte importante para o bom desenvolvimento e que nos irão ajudar na compreensão nos capítulos seguintes do livro.
A segunda parte do livro mostra-nos os princípios e práticas para uma boa construção de Interfaces, dividido em cinco capítulos. Desde a análise dos utilizadores, capítulo importante para o desenvolvimento de uma boa interface, conceptualização e prototipagem, até á criação do design gráfico em si e as avaliações finais dos mesmos, explicando bem os princípios de cada sector, todos eles coesos, bem definidos e com exemplos simples e práticos.
Por fim, a última parte, os autores destacam práticas que focam pontos importantes para o desenvolvimento de bons designs de interfaces, focando na prática de recolha e análise de informação de utilizadores, a importância do desenvolvimento de bons manuais para os utilizadores e por fim, as técnicas usadas na construção de web-sites e de como fazê-lo, seguindo as regras de design, para assim evitar os erros mais comuns praticado nesta área.
Em suma, o livro é de leitura fácil, tem uma escrita não demasiado técnico, com explicações detalhadas, material e pontos de vista interessantes, bons exemplos e recomendo o livro não só para alunos e professores mas a todos que queiram ter um conhecimento extra e importante, um guia, para quem desenha, desenvolve e/ou constrói sistemas onde existe uma interatividade Pessoa-Máquina.