Microsoft SQL Server 2012 Integration Services: An Expert Cookbook

Capa do livro Microsoft SQL Server 2012 Integration Services: An Expert Cookbook
Título
Microsoft SQL Server 2012 Integration Services: An Expert Cookbook
Autor(es)
Editora
Packt Publishing
Páginas
564
ISBN
978-184-968-524-5

Quando comecei a ler o livro, confesso que estava expectante, a pensar: será este apenas mais um livro técnico sobre Microsoft SQL Server?

Demorei algumas páginas até formalizar uma opinião mais concreta! Na realidade não é apenas mais um livro, é um excelente livro, que aborda de forma simultaneamente simples e detalhada, diversos aspectos do MS SQL Server 2012 que apesar de serem de grande utilidade numa boa parte das implementações de software são descurados, ou passados para “segundo plano”, levando o programador a “repetir trabalho” que já existe feito, ou existe forma mais simples de o fazer.

Depois de algumas horas e páginas “livro adentro” dei por mim a instalar uma versão trial do SQL Server para poder experimentar na prática alguns exercícios da vasta série de exercícios detalhados passo a passo que se encontram ao longo do livro. Cada exercício mais “desafiador” que o anterior mas mais interessante!

Ao longo de toda a leitura, que a determinado momento se tornou “apaixonante”, como se na realidade estivesse a ler um “thriller” e não um livro técnico, senti-me levado a explorar melhor as potencialidades do SQL Server, nos vários níveis e com especial interesse no seu uso num nível de inteligência de negócio, e não apenas como SGBD, desprovido de outras ferramentas, em que todos os processos de nível estratégico e de inteligência teriam de ser feitos no software cliente sem retirar grande proveito das potencialidades das ferramentas de base de dados.

Ao terminar a leitura de todo o livro, e tendo experimentado alguns dos exercícios nele apresentados e feito as minhas próprias “variantes” dos exercícios, apenas pude concluir que quem ler este livro, não só está a aumentar o seu nível de conhecimento (seja ele qual for), pois o livro é bastante acessível e os exemplos bastante fáceis de seguir, como está a adquirir conhecimentos que são válidos e bem úteis mesmo para além das ferramenta Microsoft SQL Server 2012 Business Inteligence Edition e Visual Studio 2012.

Publicado na edição 36 (PDF) da Revista PROGRAMAR.