Decorreu no passado dia 10 de Junho a Mini Maker Faire em Castelo Branco. Correndo o risco de ser suspeita, uma vez que Castelo Branco será sempre a minha cidade de eleição, é com orgulho que vos digo que este foi um evento que decorreu com todo o sucesso esperado. A PROGRAMAR como Media Partner do Evento, esteve no local, e posso dizer-vos que nesse dia, todos os caminhos iam ter à Mini Maker Faire.
Organizado pela AICB, a Associação de Informática de Castelo Branco, este evento teve a participação de vários makers e de mais de duas centenas de pessoas estiveram presentes.
Para os leitores que não estão tão familiarizados com este tema, uma Mini Maker Faire é uma feira onde o movimento Maker é promovido. É uma oportunidade dos criadores e envolvidos mostrarem os seus projectos à comunidade, onde é demonstrada a criatividade e capacidade de
invenção dos participantes. Acima de tudo, é um evento que promove a partilha de conhecimento e pretende alargar os horizontes do imaginário dos participantes, uma vez que possibilita a partilha de ideias e conhecimento acerca de tecnologia.
Ser um maker, está ao alcance de qualquer um que se interesse pelo tema, sem limite de idade para aprender. Aliás foram várias as famílias que se dirigiram ao evento, sendo que miúdos e graúdos se encantaram com algumas das criações presentes na feira. Para permitir uma maior aprendizagem, os workshops também não foram esquecidos e vários foram os participantes atentos.
Desde impressoras 3D, a jogos de Arcada, ao Arduino e a pequenas actividades para crianças, o evento não desiludiu as expectativas, e julgamos que inspirou os mais peque- nos a explorar, a querer saber mais e lhes fomentou a imaginação do que poderiam criar.
É importante referir que no interior do nosso país, nem sempre existem muitas possibilidades deste tipo de partilha, pelo que queremos deixar o nosso agradecimento e o nosso apoio à organização do evento pois são de facto os peque- nos gestos que fazem a diferença. Esperamos pela próxima edição!