Muitos programadores têm como único alvo o desenvolvimento de aplicações para computadores desktop e laptop mas esquecem-se de uma das plataformas que nos últimos anos tem apresentado o maior crescimento a nível de mercado: os dispositivos móveis. Pocket PCs, Smartphones e Palms são os principais dispositivos móveis actuais, tendo como sistemas operativos nomes como Windows Mobile, Symbian e Palm OS.
Recentemente realizou-se um workshop exactamente sobre este tema na Sybase Portugal. Sendo esta a empresa que mais cota de mercado tem na área da mobilidade, acho oportuna a apresentação das principais ferramentas e soluções que permitem a todos os programadores mobilizar as suas aplicação no dispositivo móvel aplicações web desenvolvidas em qualquer linguagem. Com pequeno aplicativo chamado AvantGo, que isto, a primeira solução a apresentar é o M-Business Anywhere.
Para apresentar esta solução, vou usar um exemplo prático. Imaginemos uma empresa com o nome HGI que tem uma aplicação web a que todos os seus funcionários podem aceder e visualizar/submeter informação. Com esta aplicação já criada, a única preocupação do programador é a de permitir uma boa visualização num dispositivo móvel. Com o M-Business Anywhere basta criar um grupo no painel de administração, criar um utilizador nesse mesmo grupo e seguidamente criar um channel.
Os channels não são mais do que os canais a que o utilizador de um determinado grupo (ou todos os utilizadores se pretendido) tem acesso. Estes channels são muito fáceis de criar, sendo apenas preciso dar um nome à aplicação, indicar o local (num servidor e com a aplicação a correr, do formato http://…), indicar a profundidade dos links (quantos links quer que sejam seguidos e descarregados para o dispositivo cliente) e outras opções para melhor visualização como, por exemplo, a apresentação de imagens.
Para acedermos a esta aplicação no dispositivo móvel precisamos de um pequeno aplicativo chamado AvantGo, que funciona basicamente como um browser.
À Esquerda um exemplo de uma aplicação web já mobilizada no AvantGo. Como podemos visualizar na imagem, a aplicação está a correr em modo offline. O leitor então questiona-se sobre como é acedida então a aplicação se é dinâmica (em PHP). É simples, o M-Business apenas envia AvantGo código cliente, ou seja, HTML, CSS e JavaScript. Os formulários também podem ser utilizados offline, sendo todos os dados inseridos guardados no Forms Manager e na sincronização seguinte são enviados para o servidor.
Para concluir, o M-Business também tem a possibilidade de criar bases de dados comprimidas a partir de ficheiros XML ou bases de dados existentes mesmo na aplicação web, útil por exemplo para a área de contactos web application que demos em exemplo.