Moodle: Uma plataforma de eLearning

O que é o Moodle?

O Moodle é uma ferramenta que possibilita a gestão de aprendizagens e de trabalho colaborativo, permitindo a criação e gestão de cursos online em torno de comunidades com objectivos educativos. A ideia inicial foi de Martin Dougiamas, que em 1999 pensou criar o Moodle, sem qualquer objectivo comercial, pois acredita nas potencialidades do ensino e da construção do conhecimento através da internet. Depois de algumas tentativas iniciais é em Agosto de 2002 que sai a versão 1.0 do Moodle. A partir daí a comunidade Moodle tem crescido bastante e são cada vez mais as escolas, universidades, centros de formação, empresas e organizações a utilizar esta ferramenta. Em Portugal (que regista já um total de 858 Moodles registados) tem-se verificado uma grande adesão de várias escolas e centros de formação a esta ferramenta. Esta “moda” deve-se essencialmente à sua facilidade de uso, acompanhada da ausência de custos com o software, bem como ao novo Quadro de Referência da Formação Contínua de Professores na área das TIC.

Questões técnicas

O Moodle é open source distribuído sob a GNU General Public License. No final do mês de Março foi lançada a versão 1.8, melhorando a flexibilidade, a acessibilidade e a usabilidade da plataforma, nomeadamente no que diz respeito à parametrização dos papéis dos utilizadores. O Moodle corre em PHP e suporta MySQL ou PostgreSQL, embora nas últimas versões se possa ainda usar em alternativa Microsoft SQL Server ou Oracle. Para um bom funcionamento o Moodle precisa correr tarefas automatizadas (cron) e ter espaço disponível para a colocação dos vários recursos dos cursos a criar. No site oficial está ainda disponível um conjunto de plugins (módulos e blocos) que permitem alargar ainda mais as potencialidades do Moodle.

Potencialidades do Moodle

O Moodle permite a criação de cursos/disciplinas que podem ou não estar acessíveis a todos os visitantes. Nestes espaços podem depois ser criados e colocados recursos. O Moodle, tendo por base uma filosofia construtivista da educação, traz já um conjunto de ferramentas que facilitam a necessária interacção entre os participantes. Destaca-se aqui a possibilidade de criar wikis, fóruns, glossários, chats, blogs, bases de dados, diários, inquéritos, lições, testes. É tudo isto que pode tornar o Moodle num espaço de aprendizagem muito mais rico que um simples repositório de conteúdos. É esse o desafio lançado a quem pretende usar o Moodle em toda a sua plenitude.

Sites de referência