Multimédia e Tecnologias Interactivas

Capa do livro Multimédia e Tecnologias Interativas (5ª Edição Atualizada e Aumentada)
Título
Multimédia e Tecnologias Interativas (5ª Edição Atualizada e Aumentada)
Autor(es)
Editora
FCA – Editora de Informática, Lda.
Páginas
664
ISBN
978-972-722-744-0

Um tema sempre atual e do qual nenhum estudante ou empresa do ramo tecnológico consegue estar dissociado. Uma área em constante evolução, onde os conhecimentos teóricos e práticos são as melhores ferramentas que se podem ter para desenvolver novas ideias e projetos inovadores. Numa primeira análise, facilmente concluímos que se trata de um livro académico, suportado pelas palavras do autor, que refere (…) o livro foi sendo utilizado, aprofundado, verificado e testado no contexto do ensino superior (…); contudo, também poderá ser usado na componente de auto- aprendizagem, pois é bastante claro na explicação de vários temas.

Os temas e conceitos são diversos. Multimédia e Tecnologias Multimédia – o que é, para que servem, onde são utilizados. Explica os vários tipos de multimédia e os objetivos de cada tipo. Uma excelente exposição teórica dos fundamentos da Multimédia. Representação Digital e Interatividade – como funcionam as representações digitais, quais os níveis de interatividade destas representações e variedade de meios. Contém alguns conceitos interessantes e práticos como a conversão de sistemas de numeração binária e digital. Aplicações Multimédia Interativas para educação, empresas e público em geral. Fala da classificação das diferentes aplicações multimédia, apresentando vários exemplos em cada área, ajudando a perceber as diferentes aplicações e tecnologias. Tipos de média estáticos (imagens, texto e vetorial) e dinâmicos (vídeo, animação, audio). Como funcionam, como são codificados, resoluções, modelos de cor e compressão. Explicam bem as diferenças entre cada um.

E autoria Multimédia, combinação e organização de conteúdos dos vários tipos de media. Aborda outras temáticas como a gestão e desenvolvimento de projetos multimédia, mencionando e descrevendo as suas várias fases, quais as melhores técnicas a adotar e como devem ser executadas. Passagem ideal para o desenvolvimento de projetos, incluído no último capítulo do livro. Componente teórica sobre os suportes óticos para multimédia. Quais são, vantagens e desvantagens, quais as características e como funcionam. Inclui informação da codificação utilizada. Componente Web, onde são abordadas as suas várias linguagens, o desenvolvimento de aplicações, o seu método de funcionamento, explicando protocolos, as linguagens utilizadas, e estruturas. Foca também o tipo de aplicações que existem, não esquecendo referências a HTML5 e Web 3.0. Sistemas Multimédia, com sistemas de realidade virtual, televisão digital e interativa, e em dispositivos móveis; como rapidamente se tornaram fiéis e indispensáveis ao nosso dia-a-dia e como ajudaram a melhorar a nossa qualidade de vida.

O último capítulo poderá, sem dúvida, ser ajuda para docentes e alunos nas diferentes áreas de Tecnologias Multimédia, com várias propostas de projetos práticos com objetivos claros e que serão bastante úteis para a utilização de conceitos e tecnologias documentadas no livro. Sendo um livro académico, contém muitos conceitos teóricos, definições e introduções. Não será um livro utilizado por empresas, mas sim por pessoas que estão a “entrar” pela primeira vez na área do desenvolvimento de aplicações multimédia. Permite ter a noção de suportes, tecnologias existentes e as suas potencialidades, mas não transforma os leitores em “experts” imediatos, pois só com tempo e trabalho isso é possível. A componente teórica está bem presente, correspondendo ao objetivo primordial do livro. Um pouco mais de 600 páginas de fácil leitura e interpretação, com exemplos práticos e úteis. Um dos pontos fortes, é sem dúvida, o resumo e exercícios propostos no final de cada capítulo, que ajudam a perceber melhor os conceitos e a assimilar conhecimentos.

O aconselhável será a inclusão de mais exemplos práticos, e porque não, tratando-se de um livro académico, a inclusão de exemplos de trabalhos realizados por alunos. Um livro que se pode dizer ser mais do que um simples manual, que aconselhamos para disciplinas com componente teórica e prática na área de Multimédia e Tecnologias Interativas.

Dar também claro os parabéns ao autor Nuno Ribeiro, que para além de um trabalho enorme de investigação e pesquisa, conjugou toda a informação de uma forma prática e simples, notando-se a sua preocupação por deixar claros todos os conteúdos do livro.

Publicado na edição 39 (PDF) da Revista PROGRAMAR.