MySQL

Capa do livro MySQL
Título
MySQL
Autor(es)
Editora
FCA – Editora de Informática, Lda.
Páginas
248
ISBN
978-972-722-803-4

Tive o prazer de receber e ler o livro MySQL de Frederico Tavares, Licenciado em Física pela Universidade de Coimbra e Mestre em Informática – ramo de Sistemas Distribuídos, Comunicações por Computador e Arquitectura de Computadores pela Universidade do Minho.

O SGBD MySQL afirma-se cada vez mais como o principal sistema de base de dados no que toca, pelo menos, ao mundo web. Confirmação disso é a utilização que os monstros empresariais lhe dão, como por exemplo o Facebook, LinkedIn, Twitter, Cisco, Ebay ou Amazon.

Frederico Tavares ensina-nos, de forma disciplinada e elegante, ao longo das 248 páginas, o que é; para que serve; e como aplicar ao mundo real o propósito de ter uma base de dados. O livro aplica-se a todas as faixas etárias bem como a profissionais das tecnologias de informação e público em geral com interesse no ramo.

Sublinho a estrutura e organização do livro. Capítulos progressivos de aprendizagem que assentam em níveis básico, intermédio e difícil, diversos exemplos ilustrativos, que usam como ferramenta de auxílio o MySQL Workbench. Perfeito para quem se está a iniciar, perfeito para quem deseja adquirir mais conhecimentos.

A obra está dividida em 9 capítulos que consolidam a linha de ascendência em termos de complexidade:

  • Instalação do MySQL
  • Modelação e desenho da base de dados
  • SQL para iniciantes
  • Operações com tabelas
  • Stored procedures e funções
  • Cursors, triggers e erros
  • Utilizadores e acessos
  • Gestão do servidor
  • Cópias de segurança

Após a leitura desta obra o leitor sentir-se-á apto ao pensamento crítico sobre o tema e terá ganho as competências fundamentais à delineação e criação da estrutura da base de dados MySQL.

Sentir-se-à igualmente capaz de reproduzir os seus conhecimentos noutros SGBD.

Os primeiros quatro capítulos são destinados a leitores cujo nível de conhecimento se assemelha ao básico ou nulo. O escritor tem o cuidado de abordar estes temas sobre 98 páginas, o que reflecte o cuidado e relevância que estes capítulos têm, forçando assim o leitor a adquirir boas práticas.

Os restantes capítulos dirigem-se ao público que procura maximizar tempo, esforço e desempenho das suas bases de dados e que já têm uma noção avançada de como trabalhar com o MySQL.

No último capítulo o autor escreve sobre as normas de segurança – nomeadamente de backup. É então abordado sobre 8 páginas a funcionalidade Slave e Master que muitos tendem a não conhecer e que assenta num paradigma de segurança e estabilidade de dados. Esta funcionalidade permite em tempo real manter um ou mais backups da base de dados principal (master)  em base de dados secundárias (denominadas slaves) sem qualquer intervenção do utilizador.

Por fim, aconselho a aquisição do livro pois o valor monetário pago converter-se-á em conhecimentos sólidos e análise crítica.