
- Título
- Node.js: Construção de Aplicações Web
- Autor(es)
- Luís Abreu
- Editora
- FCA – Editora de Informática, Lda.
- Páginas
- 216
- ISBN
- 978-972-722-860-7
Olá a todos, esta é a primeira vez que faço uma review para a revista Programar, queria desde já agradecer ao António Santos e à FCA pela oportunidade e pelo envio do livro.
Quem me conhece, sabe que dou preferência a um livro impresso aos digitais, apesar de ser um aficionado das tecnologias, a leitura de um livro fisico traz-me um conforto e uma concentração que não consigo nos electrónicos.
O livro Node.js não poderia ter chegado em melhor altura, pois neste momento estou a dedicar mais atenção a esta bela plataforma, que quando aplicada correctamente pode ser uma melhor opção a outras de maior porte, por exemplo o Java EE ou .Net.
Começando pela capa do livro, o leitor mais atento vai verificar que o autor trata as bibliotecas de código como livrarias, bem… para um programador livrarias é um sitio onde compramos livros, já bibliotecas no contexto informático, são boas composições de código que nós facilitam a vida no desenvolvimento de novas aplicações, no entanto é um mero clichê.
Iniciando a leitura do livro começamos com um belo resumo dos excelentes 8 capítulos que compõem o livro, deixando qualquer leitor entusiasmado para ler na totalidade. O termo livrarias parece ter desaparecido nas primeiras páginas, sendo agora tratado pelo termo correcto bibliotecas, mas… aparentemente foi falso alarme já que o autor utiliza tanto um termo como outro ao longo do livro. Esquecendo o termo livrarias, viro o foco para plataforma Node.js, aqui o autor consegue passar perfeitamente a mensagem utilizando poucas palavras e descomplicando o assunto.
No primeiro capítulo a autor justifica o porquê do Node.js, explica a arquitectura assíncrona de eventos, já que esta é uma das grandes potencialidades no Node.js.
De seguida, ainda no capítulo 1 mostra como configurar o ambiente de desenvolvimento, aqui o autor utiliza uma maquina Windows para exemplificar passo a passo a configuração. Ambientes em Mac OS ou Linux não são tratados neste livro, algo que me deixou um pouco desiludido.
No capítulo 2 as coisas começam a ficar interessantes, aqui o módulo Express é explicado detalhadamente e com exemplos, este módulo permite ao programador definir rotas e componentes middleware. Este é um óptimo capitulo para ficar com boas bases para criar uma aplicação baseada na arquitectura MVC (Model-View-Controller).
O capítulo 3 vem falar sobre motores de templates, nomeadamente o Jade e Vash. O autor explica com mais detalhe o Jade e um pouco mais sucintamente o Vash. Aconselha também ao leitor a utilizar o Jade. No entanto se já efetuou alguma pesquisa sobre motores de templates ou se está a começou a usar, deve ter especial atenção que o motor Jade passou agora a chamar-se Pug, o autor não faz referência a isso como é normal, pois o livro começou a ser escrito em 2015 e a alteração de nome de Jade para Pug é muito recente. De qualquer forma tudo o que é descrito no livro funciona perfeitamente e mesmo que o leitor tente instalar o Jade o repositório NPM sabe apontar para o módulo correcto.
Para aqueles que adoram criar interfaces espectaculares, então o capítulo 4 é o indicado.
Aqui o autor explica muito detalhadamente como melhorar a nossa aplicação e aumentar a rapidez com que desenvolvemos. Utilitários como Bootstrap, Bower e Grunt são muito importantes para quem vai desenvolver ou desenvolve aplicações Node.js no seu dia a dia.
O Bootstrap permite ao programador criar uma interface que responda bem em qualquer tamanho de ecrã, seja um iMac de 27 polegadas ou um smartphone. O Bower permite gerir bibliotecas otimizando as dependências comuns entre elas, já o Grunt faz com que tarefas rotineiras sejam realizadas automaticamente. Se o leitor ainda não é um expert, não tem de ter receio porque tudo é explicado passo a passo com uma linguagem muito simples.
Temas sobre bases de dados e Single Page Applications são tratados nos capítulos 5 e 6. Para os aficionados do NoSQL o autor explica como utilizar o MongoDB em aplicações Node.js, mas também não deixa de lado as bases de dados relacionais, e explica também mais sucintamente como as utilizar, sendo que é com bases de dados NoSQL que o Node.js se sente como peixe na água afirma o autor.
Chegando quase ao fim do livro temos o capítulo 7, nos dias que correm este tema não deve ser deixado ao acaso. Nele o autor fala sobre como proteger as aplicações com autenticação e limitar acesso a funcionalidades com base numa autorização. Para o efeito é utilizado o módulo Passport que em conjunto com o módulo Express já conhecido do capítulo 2, tornam as coisas muito simples para o programador.
Por fim o capítulo 8 é dedicado a tecnologias gerais, nomeadamente criptografia, sockets, gestão de buffers e acesso ao sistema de ficheiros. Como leitor e programador recomendo muito este último capítulo, já que nos dá uma ideia do que existe para criarmos aplicações profissionais e robustas.
Com isto deixo os meus parabéns ao Eng. Luís Abreu autor deste excelente livro, não só pela escrita directa e clara, mas também pela segurança e certeza com que aborda os temas deste livro, dando sempre o seu parecer com base na sua vasta experiência.
Recomendo este livro tanto para quem quer iniciar a programação na plataforma Node.js, e para quem quer ter um bom livro de consulta ao lado do teclado.
Obrigado FCA pela publicação e António Santos pelo envio :).
Aguardo pelo proximo :)