Introdução
Existem imensas formas interessantes de colocar um equipamento a comunicar, de forma mais ou menos simples. Na edição 51, foi abordada esta temática mais focada na utilização de sockets, para comunicar com o dispositivo. Continuando um pouco a temática, desta feita, é sobre a utilização do popular software de chat Telegram, utilizando chatbots, para comunicar com o circuito.
O Telegram, é um popular serviço de mensagens instantâneas, baseado na nuvem, disponível para a esmagadora maioria dos sistemas operativos, bem como em formato de aplicação web. Entre as muitas características que o podem destacar, convém realçar o facto de ser de código aberto, possuir criptografia ponto-a-ponto, e um serviço de APIs independentes. Além de tudo isso, existem bibliotecas para o uso do telegrama na internet das coisas (IoT), como é o caso da Universal Telegram Bot Library.
No projecto destinado a este artigo, e uma vez que o verão se aproxima e o calor já vai “apertando”, será usado um sensor de humidade e temperatura DHT11 e um relé, para nos permitir ligar o ar condicionado, mesmo quando estamos fora de casa!
Criando o Bot
Tal como foi abordado na edição anterior da revista, existe uma API destinada a criar bots no telegrama, a botfather. A primeira tarefa a fazer será criar o bot. Para tal, no telegrama, deve ser aberto um chat com o @botFather.
[...]