O Windows Phone 8.1 e a atualização do Windows 8.1

Este artigo tem como objetivo apresentar as principais novidades do Windows Phone 8.1 e da atualização do Windows 8.1.

No passado dia 2 de Abril, foi apresentado pela Microsoft na keynote do //Build/, o Windows Phone 8.1 e uma atualização para o Windows 8.1. Para aqueles que não puderam assistir em direto no dia do evento, o vídeo da keynote está disponível em http://bit.ly/1oxd0fg.

Windows Phone 8.1

Action Center

O Windows Phone 8.1 apresenta uma grande novidade, que na opinião dos especialistas, vem melhorar a experiência de utilização do dispositivo, refiro-me ao Action Center!

O Action Center vai permitir o utilizador ficar a par de todas as notificações das várias aplicações, assim como de chamadas não atendidas, SMS recebidas e que ainda não foram lidas e ainda é possível de forma rápida ativar o Modo de Avião ou ligar/desligar o acesso à internet.

De salientar, que o menu rápido é personalizável e o Action Center está acessível mesmo que o dispositivo esteja bloqueado (Lock Screen).

Lock Screen

O ecrã de bloqueio apresenta uma alteração significativa, sendo possível configurar o mesmo. Exemplo disso é a possibilidade de manter o resumo do calendário e notificações das aplicações ou então escolher a apresentação semanal, destacando o dia da semana atual.

O ecrã principal (Start Screen) também apresenta novidades. A partir de agora é possível escolher uma fotografia como imagem de fundo, tornando o dispositivo ainda mais pessoal. De salientar que os programadores terão que ter o cuidado de lançar as aplicações com os mosaicos (tiles) sem cor de fundo para que esta imagem seja visível.

Cortana

Cortana foi a funcionalidade mais falada no evento, redes socais e notícias, e é a nova assistente digital da nova versão do Windows Phone com base no Bing. Esta assistente começa por aprender tudo sobre o utilizador, guardando toda a informação num “bloco de notas”, é possível interagir verbalmente ou por escrito. Tem a capacidade de responder às questões mais mirabolantes do dia-a-dia, e tem a capacidade de analisar os emails do próprio dispositivo (depois de prévia autorização do utilizador) e com base nisso ajudar o utilizador no seu dia-a-dia. Esta funcionalidade é extensível e poderá interagir com outras aplicações, como por exemplo o Skype, Facebook ou Twitter.

Cortana: perguntar Cortana: respostas

Esta funcionalidade só ficará disponível em Portugal no ano de 2015. E será disponibilizada brevemente nos USA como versão beta e no segundo semestre de 2014 será publicado nos USA, UK e China.

Word Flow KeyboardÉ introduzido um novo teclado inteligente, Word Flow Keyboard, que permite descobrir qual a palavra que estás a escrever e com isso diminuir o tempo necessário para escrever uma mensagem. E quanto mais se escrever usando este teclado, mais ele saberá sobre o utilizador e assim irá “adivinhar” mais rapidamente a palavra que se vai escrever. Atualmente é suportado por 16 línguas.

Publicado na edição 45 (PDF) da Revista PROGRAMAR.