O Windows Phone 8.1 e a atualização do Windows 8.1

Este artigo tem como objetivo apresentar as principais novidades do Windows Phone 8.1 e da atualização do Windows 8.1.

No passado dia 2 de Abril, foi apresentado pela Microsoft na keynote do //Build/, o Windows Phone 8.1 e uma atualização para o Windows 8.1. Para aqueles que não puderam assistir em direto no dia do evento, o vídeo da keynote está disponível em https://channel9.msdn.com/Events/Build/2014/KEY01.

Windows Phone 8.1

Action Center

O Windows Phone 8.1 apresenta uma grande novidade, que na opinião dos especialistas, vem melhorar a experiência de utilização do dispositivo, refiro-me ao Action Center!

O Action Center vai permitir o utilizador ficar a par de todas as notificações das várias aplicações, assim como de chamadas não atendidas, SMS recebidas e que ainda não foram lidas e ainda é possível de forma rápida ativar o Modo de Avião ou ligar/desligar o acesso à internet.

De salientar, que o menu rápido é personalizável e o Action Center está acessível mesmo que o dispositivo esteja bloqueado (Lock Screen).

Lock Screen

O ecrã de bloqueio apresenta uma alteração significativa, sendo possível configurar o mesmo. Exemplo disso é a possibilidade de manter o resumo do calendário e notificações das aplicações ou então escolher a apresentação semanal, destacando o dia da semana atual.

O ecrã principal (Start Screen) também apresenta novidades. A partir de agora é possível escolher uma fotografia como imagem de fundo, tornando o dispositivo ainda mais pessoal. De salientar que os programadores terão que ter o cuidado de lançar as aplicações com os mosaicos (tiles) sem cor de fundo para que esta imagem seja visível.

Cortana

Cortana foi a funcionalidade mais falada no evento, redes socais e notícias, e é a nova assistente digital da nova versão do Windows Phone com base no Bing. Esta assistente começa por aprender tudo sobre o utilizador, guardando toda a informação num “bloco de notas”, é possível interagir verbalmente ou por escrito. Tem a capacidade de responder às questões mais mirabolantes do dia-a-dia, e tem a capacidade de analisar os emails do próprio dispositivo (depois de prévia autorização do utilizador) e com base nisso ajudar o utilizador no seu dia-a-dia. Esta funcionalidade é extensível e poderá interagir com outras aplicações, como por exemplo o Skype, Facebook ou Twitter.

Cortana: perguntar Cortana: respostas

Esta funcionalidade só ficará disponível em Portugal no ano de 2015. E será disponibilizada brevemente nos USA como versão beta e no segundo semestre de 2014 será publicado nos USA, UK e China.

Word Flow KeyboardÉ introduzido um novo teclado inteligente, Word Flow Keyboard, que permite descobrir qual a palavra que estás a escrever e com isso diminuir o tempo necessário para escrever uma mensagem. E quanto mais se escrever usando este teclado, mais ele saberá sobre o utilizador e assim irá “adivinhar” mais rapidamente a palavra que se vai escrever. Atualmente é suportado por 16 línguas.

CalendárioA aplicação calendário do Windows Phone foi redesenhada e agora apresenta uma nova vista semanal que já há algum tempo era requisitada pelos utilizadores, tendo agora um aspeto semelhante ao Outlook para PC e tem integrado a informação sobre o tempo. É possível sincronizar com o calendário do Google e ter múltiplos calendários.

A aplicação Fotografia & Câmara apresenta as fotografias mais recentes, organizando-as por data e localização, e ao nível da Câmara apresenta melhorias ao nível da interface com o utilizador.

A aplicação Pessoas passa a estar diretamente ligada a outras aplicações relacionadas com redes sociais, permitindo assim acesso a todas as funcionalidades das aplicações instaladas.

A aplicação Loja apresenta uma nova organização na apresentação das aplicações e apresenta sugestões consoante a localização. É possível definir atualizações automáticas das aplicações ou apenas quando se está ligado ao Wi-Fi, instalar aplicações ou jogos em cartões SD e caso o programador permita será possível fazer cópias de segurança (backups) das aplicações e dos jogos na OneDrive. De referir, que todas as aplicações de Windows Phone 7.8 que já correm no Windows Phone 8.0 também irão correr em Windows Phone 8.1 e o mesmo acontece com as aplicações de Windows Phone 8.0. No entanto, as aplicações Windows Phone 8.1 não irão correr em dispositivos com Windows Phone 8.0 até estes serem atualizados para a versão Windows Phone 8.1.

Ao nível de envio de email, vai ser possível enviar os mesmos encriptados e será a aplicação nativa de email que terá esta funcionalidade. Os documentos do office poderão vir a ser protegido por password e será possível aceder a documentos corporativos usando uma ligação por VPN.

O utilizador vai ter a possibilidade de obter mais feedback no uso do seu dispositivo através do Data Sense, Wi-Fi SenseStorage Sense, e Battery Saver, salientando que este irá ter acesso à informação de quais as aplicações que estão a consumir mais recursos. Poderá editar a sua playlist e gerir a sua coleção online de forma fácil e eficiente, e poderá comprar ou alugar vídeos através do Xbox Music e finalmente é possível subscrever podcasts através de RSS feeds ou através de pesquisa no Bing em todos os países em que o Windows Phone está disponível.

Skype Esta versão do Windows Phone tem a aplicação do Skype integrada com o sistema de chamadas permitindo assim que o utilizador mude de uma chamada normal para uma chamada de vídeo no Skype.

O Internet Explorer 11 é disponibilizado no Windows Phone 8.1 e permite ver todos os separadores abertos, assim como os favoritos. Tem ainda as funcionalidades de guardar e lembrar as passwords do utilizador, um modo de leitura de escrita manual, fazer o upload de documentos e suporte para WebGL.

Por fim, termino com uma nova funcionalidade, que já há muito era requisitada por muitos, e que apenas era possível “dentro” da Microsoft, finalmente é possível projetar o conteúdo do Windows Phone num PC, tablet usando um cabo USB ou através da TV (com suporte de Wireless Miracast).

Os utilizadores que sejam detentores de conta de programador e que queiram ter acesso à versão Windows Phone 8.1 Preview (disponível a partir de 10 de Abril) consultem o seguinte artigo: Windows Phone Preview for Developers.

Atualização do Windows 8.1

RatoA atualização do Windows 8.1 é focada na utilização do rato e teclado, permitindo ao utilizador ter uma melhor experiência de utilização, isto é, quando estamos perante o ecrã principal e estamos perante uma utilização de rato e teclado é possível clicar no mosaico com o botão do lado direito e assim abrir um menu de contexto que nos possibilita: remover do ecrã principal, fixar na barra de tarefas, desinstalar a aplicação, mudar o tamanho do mosaico e ligar/desligar as notificações da aplicação. Desta forma a “appbar” não irá aparecer como acontecia antes. Note-se que para uma utilização com touch a usabilidade mantém-se.

Windows 8.1: Troca de AplicaçãoAs aplicações modernas passam a estar acessível a partir do desktop, isto é, é possível afixar aplicações modernas na barra de tarefas e quando estas estão a correr a aplicação fica disponível também na barra de tarefas permitindo ao utilizar uma rápida troca entre as várias aplicações, assim como uma fácil interação com as aplicações, é o caso da aplicação Música que apresenta um “quick player”.

Windows 8.1: Barra de TopoPerante uma utilização de rato e teclado passamos a ter disponível uma barra no topo, que aparece quando o rato se aproxima do topo do ecrã, permitindo ao utilizador minimizar, fechar ou então definir que quer a aplicação aberta do lado esquerdo ou do lado direito do ecrã (split left/split right), opção esta que surge no lado superior esquerdo.

A pesquisa do Windows passa a estar integrada com a Loja, permitindo que as pesquisas procurem por aplicações que satisfaçam o termo inserido. Se no resultado da pesquisa aparecer uma aplicação que pretendemos desinstalar, é possível fazê-lo através do menu de contexto e é possível definir se pretende remover a aplicação de todos os PC sincronizados pela atual conta.

Windows 8.1: Pesquisa Windows 8.1: Pesquisa e Desinstalação

Windows 8.1: AplicaçõesPassamos a ter notificação de quantas aplicações novas foram instaladas e quando consultamos a lista de aplicações instaladas, as aplicações novas aparecem destacadas para que o utilizador consiga-se aperceber quais são.

Windows 8.1: Lista de Aplicações

Os PC Settings passam a estar disponíveis a partir de um mosaico, facilitando assim o acesso às definições e passa a ter disponível o acesso ao CPanel Control no menu, opção que anteriormente só era possível aceder a partir das definições do Desktop. Outra novidade é a possibilidade de ver o espaço ocupado em disco e a possibilidade de consultar o espaço ocupado por cada aplicação moderna.

Na keynote do //Build/ foi apresentado o regresso do botão iniciar com uma interface que inclui “Live Tiles” e foi ainda apresentado aplicações modernas a correr dentro de janelas, no entanto estas novidades ainda não estão disponíveis nesta atualização.

A atualização do Windows 8.1 está disponível via MSDN a partir do dia 2 de Abril e apartir do dia 8 de Abril para o público em geral através do Windows Update.

A conta Microsoft vai permitir que um Windows Phone 8.1 e um Windows 8.1 estejam sempre sincronizados de forma a que se alterar o tema do Windows Phone 8.1 esta alteração se irá refletir no Windows 8.1. Ao nível da Loja e do consumo de aplicações o utilizador apenas irá pagar apenas uma vez, isto é, ao comprar uma aplicação na Loja do Windows Phone o utilizador terá acesso à mesma aplicação na Loja Windows sem ter que pagar mais por isso, o contrário é recíproco. Outras definições como por exemplo o acesso ao Wi-Fi também será sincronizado entre dispositivos.

Por fim, gostaria de sugerir algumas demonstrações disponíveis no Youtube pela equipa do Windows Phone e do Windows:

Para quem quiser ler mais notícias sobre este tema consultem as seguintes referências:

Em conclusão, o Windows Phone 8.1 apresenta-se com mais funcionalidades que permite uma experiência mais rica e pessoal, e a convergir para uma utilização mais global uma vez que a cada vez mais o Windows Phone e o Windows estão sincronizados entre si. Por sua vez a atualização do Windows 8.1 vem facilitar a vida ao utilizador que diariamente usa rato e teclado, aumentando assim a usabilidade do próprio SO.