Os Geeks “herdarão” o mundo!

O título parece agressivo, mas não é de todo essa a minha intenção! Dito isto vamos ao artigo propriamente dito!

Em 2008, nos EUA foi eleito o primeiro presidente “Trekkie” (fã da série O caminho das estrelas (original Star Trek), uma serie de ficção muito popular entre os “geeks”). A verdade é que os outrora “náufragos” da popularidade e da cultura pop, começaram a sua ascensão, rumo ao “topo da hierarquia”! Na verdade existem geeks notáveis na história, da tecnologia, como o caso de Steve Wozniack, também conhecido como “wizard of woz”, Bill Gates, Kevin Mitnick, Larry Page e Sergey Brin, etc…

Na verdade a origem da palavra “geek”, vem da palavra holandesa “gek” que significa “tolo” ou “pateta” e da sua variação anglo-saxónica “geck”, que significa “tonto”. Actualmente geek significa de forma extremamente resumida “pessoa socialmente estranha”, com interesses fora de moda, notável em ciências da computação, literatura, ciências, ficção científica, etc, com interesses peculiares como banda desenhada, legos, etc…

Dizia uma figura relevante da história “Quem vive sem loucura, não é tão sábio como pensa” (François La Rochefoucauld), a verdade é que os geeks são exatamente sábios que vivem com a loucura, de sonhar e a ousadia de fazer algo, apenas porque lhes dá prazer de fazer! Facto é que os geeks são por norma mentes brilhantes, ainda que alguns sejam “aluados”.

[...]

Leia o artigo completo na edição 60 da Revista PROGRAMAR

Publicado na edição 60 (PDF) da Revista PROGRAMAR.