«Out of sync»

Fora de Sincronismo… Com o Natal quase a chegar e com cheiro “sabor a Natal” já no ar, chegamos a mais uma edição da Revista PROGRAMAR.

Como tem vindo a ser “tradição” desde que escrevo os editoriais, escolho como titulo um código de erro e neste caso escolhi um genérico “out of sync”, por me parecer o mais adequado nesta altura em que tudo “parece estar fora de sincronismo”, desde o clima, até à tecnologia, com tantos lançamentos de novas tecnologias, consolas, updates de software, etc…

“Out of Sync” recordo-me de ver em tantas aplicações… Especialmente agora em que a moda está no uso da cloud para armazenamento e as ligações à internet não têm a “qualidade” que seria desejável! Escolhi este titulo também, porque cada vez mais a tecnologia evolui a uma velocidade que é “complexo” mantermo-nos em “sincronismo”. Não é de todo “impossível”, mas antes complexo! Infelizmente e pude constatar isso, existem “velocidades e velocidades”, o que leva a este “out of sync” cada vez maior… Quer falemos de tecnologia, quer falemos de ensino da tecnologia e divulgação da mesma!

Este mês vi ser editado um livro que me traz grandes memórias… Vi e fiquei “nostálgico” ao escrever este editorial. Fiquei porque me recordo de ler a publicação de programação da altura, em papel, que custava uma “pequena fortuna”, para os bolsos dos jovenzinhos entusiastas que as liam e pensei no facto de nós, (equipe da Revista PROGRAMAR) trazermos até voz (prezados leitores), bimestralmente uma nova edição, com novos conteúdos, com novos temas, novas tecnologias, com artigos de qualidade, fruto do esforço dos autores que connosco colaboram e a quem deixo aqui o meu sincero obrigado e da boa vontade dos nosso parceiros, que connosco colaboram edição após edição.

E como nesta época o tempo é escaço, o frio muito e o Natal está às portas, não me alongo mais neste editorial, deixando a todos quantos lêem esta nossa mas sobretudo vossa edição os Votos de um Feliz Natal e um prospero 2014!

Re-encontramo-nos na edição de Fevereiro! Até lá…
António Santos

Publicado na edição 43 (PDF) da Revista PROGRAMAR.