Padrão de arquitetura SOLID

Introdução

Existem diversas orientações para programação orientada por objectos, no entanto, neste artigo apenas iremos focar SOLID com exemplos em C#.

SOLID é um acrónimo dos cinco primeiros princípios da programação orientada a objetos e design de código identificados por Robert C. Martin Este mesmo acrónimo foi introduzido por Michael Feathers, após observar que os cinco princípios poderiam se encaixar nesta palavra.

O que significa S.O.L.I.D. ?

  • S – Princípio de Responsabilidade Única
  • O – Princípio Open Close
  • L – Princípio de Substituição Liskov
  • I – Princípio de Segregação de Interface
  • D – Princípio de Inversão de Dependência

Que princípios?

Princípio de Responsabilidade Única (SRP)

Diz que cada classe deverá ter responsabilidade única. Uma classe não deverá ter mais que uma razão para mudar.

Exemplo: Vamos supor que criámos uma classe, XmlValidator para validação XML a qual tem a responsabilidade de validar o XML. Se existe necessidade de atualizar o XML, então deverá ser criada uma classe separada para o mesmo. A classe XmlValidator não deverá ser usada para atualizar o XML.

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Publicado na edição 55 (PDF) da Revista PROGRAMAR.