#PGGD26 – Girls in ICT Day 2015

Portugal Geek Girl DinnersNo passado dia 23 de Abril a Programar marcou presença no PGGD26 – Girls in ICT Day 2015 – Lisboa.

Antes de mais, para os mais distraídos, os Girl Geek Dinners foram criados em Londres, há 10 anos atrás. Nasceram de uma necessidade da fundadora, Sarah Blow, que procurou juntar as mulheres da área da tecnologia. Em Portugal, o PGGD ou Portugal Geek Girl Dinners nasceu em 2010, pela mão da Vânia Gonçalves.

Presentes já em várias cidades portuguesas, (Braga, Guimarães, Coimbra, Leiria, Lisboa e Porto), os PGGD têm juntado cada vez mais adeptas (e adeptos, sim, porque eles também pode ir, desde que sejam acompanhantes das Geek Girls!)

Mais do que uma simples reunião, estes encontros incentivam a partilha de ideias, cimentando amizades. Sem dúvida um movimento a ter em conta.

Na última sessão, o PGGD26 – Lisboa, que teve lugar na Microsoft, e pela mão de uma das nossas autoras mais residentes, a Sara Silva, a Programar foi uma das convidadas e não pode deixar de estar presente. O evento ocorreu em ambiente descontraído e podemos afirmar que quem foi, não deu o tempo como perdido. Pelo contrário, todos mostraram vontade de voltar!

O evento contou muita animação ao lanche e contou ainda com duas sessões:

  • Revista Programar: A simplicidade de um projecto diferente – Rita Peres
  • O Poder de uma SPA – Monica Rodrigues

PGGD: P@P PGGD: SPA

As honras da casa, ficaram a cargo da Joana Barros que fez uma pequena apresentação sobre o programa BizSpark da Microsoft.

Se em 2015 o Portugal-a-Programar comemora a sua primeira década de existência, os Girl Geek Dinners em Portugal, comemoram em 2015, 5 anos, ou seja metade de uma década. Nós aqui, estamos a torcer por este movimento, e queremos que o PGGD dure muitos e muitos anos! De notar também que a participação nos eventos é totalmente gratuita, logo só há vantagens! Estás à espera de quê?

Apesar de termos estado presentes no evento que ocorreu em Lisboa, não queremos deixar de salientar que em dia 22 de Abril houve também um encontro em Leiria e no dia 25 de Abril, foi a vez do Porto receber a iniciativa. Portanto, quem estiver interessado é procurar o PGGD mais perto.

Queremos também dizer-vos, caros leitores, que aqui na Programar vamos continuar a acompanhar os Portugal Geek Girl Dinners, sendo que estivemos também na última edição em Lisboa, o #PGGD27 realizado no ISCTE no dia 4 de Junho. Contámos com mais duas sessões bastante interessantes:

  • What can machine learning do for businesses? – Ekaterina Stambolieva
  • OData – The Protocol for REST APIs – Cláudia Carvalho

O que aqui queremos transmitir-vos é que à semelhança da Programar, que é um projecto voluntário para todos vós que edição após edição nos lêem, o PGGD, seja qual for o grupo geográfico que vos possa acolher, é também um projecto de voluntários, e que a vossa participação é gratuita.

Tudo o que precisam é vontade de participar, aprender e partilhar conhecimento!

Apareçam!

Mais informações em: http://portugalgirlgeekdinners.com/