Projecto em destaque na comunidade P@P: Reach for 24

Jogo Reach for 24O “Reach for 24” é um jogo matemático que desafia a destreza e rapidez de raciocínio. O seu objectivo consiste em, através da utilização de todos os números mostrados, em apenas uma tentativa, atingir o número 24 utilizando as operações aritméticas de soma, subtracção, divisão e multiplicação.

Uma boa maneira de manter a calculadora cerebral em forma.

Na actualidade, pesquisadores, estudiosos e profissionais da educação que buscam criar situações desafiadoras e significativas para a construção de conhecimentos concebem os jogos como estratégias pedagógicas favoráveis, inclusive para a construção de conceitos matemáticos.

Segundo Kishimoto (2007), os jogos estão já vinculados nos pensamentos humanos desde a infância mesmo que não nos apercebamos, porque a criança cria suas próprias fantasias através de brinquedos ligados ao seu quotidiano familiar.

Segundo Montessori (1965), trabalhar com os jogos nos primeiros anos, é uma técnica que facilita o desenvolvimento do indivíduo. Através da utilização de jogos no ensino da matemática, é criada a possibilidades de oferecer várias opções para desenvolver as capacidades do indivíduo em cada fase em que se encontra. A utilização coerente dos jogos de acordo com objectivos, explorando o lúdico, é uma forma inteligente e criativa de promover a superação de obstáculos na aprendizagem da matemática.

Por exemplo, o ensino da matemática por meio de jogos, pode transformar as actividades matemáticas que, às vezes, causam ansiedade e sofrimento a muitos alunos, em fonte de satisfação, motivação e interacção social.

Da autoria de Tiago Rodrigues, desenvolvido em Delphi , utilizando o FireMonkey , vai já na versão 1.1.0, tendo sido actualizado pela última vez a 23 de Julho de 2015.

Para poder funcionar plenamente requer um sistema operativo Android 2.3 ou superior, ocupando 7,2 MB. Poderá ter experimentado algumas dificuldades de com processadores INTEL devido à tecnologia usada no desenvolvimento, mas tal já não ser verifica a partir da versão Android 4.4.

Ocupa uma classificação PEGI3 de acordo com a Classificação de PEGI (Pan European Game Information, informação pan-europeia sobre jogos).

Publicado na edição 50 (PDF) da Revista PROGRAMAR.