- Título
- Python – Algoritmia e Programação Web
- Autor(es)
- José Braga de Vasconcelos
- Editora
- FCA – Editora de Informática, Lda.
- Páginas
- 324
- ISBN
- 978-972-722-813-3
Para a review desta edição, chegou-me às mãos o livro Python – Algoritmia e Programação Web de José Braga Vasconcelos.
Doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de York (UK), José Vasconcelos, leva-nos, através deste livro, a novos conhecimentos.
Sendo o Python uma linguagem de programação que cada vez mais se afirma quer no mundo académico, quer no mundo empresarial, este livro pode ser uma boa aposta a todos os que querem iniciar-se nesta linguagem ou aprofundar conhecimentos.
Destinado a profissionais e a alunos das áreas das tecnologias de informação, pode também ser lido por todo o público em geral que se interesse pelo assunto.
A obra tem como principal objectivo apresentar as principais tecnologias e tendências da programação de aplicações Web utilizando a linguagem Python.
A obra está dividida em 8 capítulos bem estruturados, que nos levam a aprofundar conhecimentos. É um livro de leitura fácil e pode tanto ser lido por aqueles que nunca utilizaram Python ou pelos profissionais que já tenham os seus conhecimentos cimentados no assunto.
Os principais capítulos desenvolvidos no livro:
- Linguagem de programação Python
- Algoritmos e estruturas de dados em Python
- Programação orientada a objectos em Python
- Arquitectura de aplicações web
- Tecnologias de programação web em Python
- Web frameworks
- Projecto de software web
Após a leitura desta obra, o leitor terá competências para desenvolver as suas próprias aplicações web, utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo do livro.
Partindo de princípios simples, como por exemplo, as estruturas de dados, somos ainda levados no terceiro capítulo, a aprender e/ou recordar alguns dos principais algoritmos académicos, como por exemplo como podemos implementar uma árvore de pesquisa (BST – Binary Search Tree), ou algoritmos de grafos (o autor aborda alguns algoritmos de grafos como o DFS – Depth-First-Search ou o BFS – Breath-First-Search).
No quarto capítulo somos levados pelo caminho das classes e herança, sendo que a parte do Python como linguagem de programação orientada a objecto não foi esquecida sendo claramente explicada neste livro.
A partir do quinto capítulo, as coisas “começam a aquecer” e iniciamos a descoberta da arquitectura de aplicações Web, o que permite aos leitores que ainda não estejam familiarizados com este ramo da tecnologia, possam adquirir todos os conhecimentos necessários à implementação das vossas próprias aplicações web.
No sétimo capítulo são abordadas as principais frameworks web desta tecnologia.
É principalmente abordada a framework Django. A Django utiliza o princípio DRY (Don’t Repeat Yourself), onde faz com que o desenvolvedor aproveite ao máximo o código já feito, evitando a repetição. É também referenciada a API DOM (Document Object Model), uma biblioteca de software definida pela W3C, que nos permite analisar simultaneamente diferentes elementos num documento XML.
Chamo à atenção do leitor para o ultimo capítulo do livro, em que somos levados passo a passo a implementar uma aplicação web. A partir daqui, munidos do conhecimento adquirido… o limite é a imaginação do caro leitor.
O autor disponibiliza ainda no site da FCA, todo o código relativo aos exemplos explicados no livro.
Em jeito de conclusão quero dizer-vos que este livro é um excelente material de estudo e uma boa leitura quer para quem está a iniciar na área das tecnologias de informação, quer para todos os profissionais com experiência.