O mais curioso na tecnologia é a sua capacidade de mutação quase frenética. O que é hoje uma técnica ou produto de ponta, é amanhã uma forma obsoleta de resolver um determinado problema. É óbvio que a questão não é tão linear assim, mas ilustra que a tecnologia evolui a um ritmo muito acelerado e que é indispensável adaptarmo-nos constante- mente a novas metodologias, novas ferramentas e novas formas de comunicar. A Web tem sido uma das áreas que mais tem evoluído, e para que os nossos sites, os sites dos nossos clientes tenham sucesso, temos uma necessidade regular de inovar e produzir rápida e eficazmente.
A investigação nesta área é essencial e este artigo visa isso mesmo, referir algumas das ferramentas, formas de programar e sequências de tarefas que nos permitem optimizar todo o processo de desenvolvimento de um site e que garantem a qualidade deste.
O pressuposto: vamos construir um site. Já! Gastar vários meses no seu desenvolvimento não é viável. Temos de ser rápidos e pragmáticos.
Aqui surgem as primeiras questões que temos logo de ver respondidas: quais os objectivos do site? Qual o público alvo? O que será diferenciador no meu site para que as pessoas o visitem?
Temos que ter conteúdos de qualidade, que motivem o interesse dos visitantes e os faça voltar constantemente. Nesta fase é essencial termos alguns desses conteúdos reunidos como imagens, logotipos da marca, cliente ou tema que vamos falar. Isto irá facilitar o processo de desenvolvimento e de construção de layout gráfico.
De seguida, vamos para o processo de prototipagem; um processo que se espera e deseja ser rápido. Este procedi- mento passa já pela parte de programação, e aqui iniciamos um conjunto de processos que irão permitir ao nosso site estar perfeitamente executado.
Existem algumas frameworks de aceleração do nosso trabalho e que nos vai permitir tornar o site melhor, mais rápido e acessível.
[...]