Redes neurais artificiais: o que são? Onde vivem? Do que se alimentam?

Atualmente, muito se fala em inteligência artificial. O Google investe, a Microsoft, a Amazon, a Uber, o Facebook, a Apple… E essa lista não para por aqui. Nós sabemos que é uma tecnologia pujante, que, juntamente com a correta análise do Big Data, certamente será uma das ferramentas mais poderosas que nós teremos no futuro próximo.

A ideia deste artigo é falar um pouco da inteligência artificial, mais precisamente abordar os algoritmos das redes neurais artificiais (RNA), sua arquitetura, seu funcionamento e suas principais aplicações.

Embora muitos tenham a ideia de que redes neurais são sistemas computacionais que imitam o cérebro humano, na realidade, essa ideia de rede neural não passa de uma metáfora. Essa metáfora é totalmente plausível, pois as redes neurais artificiais tomam por base as redes neurais biológicas associadas ao processamento paralelo do cérebro humano.

A rede neural, em suma, é uma abordagem alternativa aos métodos estatísticos tradicionais utilizados para solucionar problemas de previsão de séries temporais. Apesar de parecer simples à primeira vista, é preciso sempre ter em mente a metáfora do cérebro humano, pois esse modelo matemático se baseia nesse funcionamento.

 

[...]

Leia o artigo completo na edição 57 da Revista PROGRAMAR