Silverlight 4.0 – Curso Completo

Capa do livro Silverlight 4.0
Título
Silverlight 4.0
Autor(es)
Editora
FCA – Editora de Informática, Lda.
Páginas
432
ISBN
978-972-722-668-9

O livro Silverlight 4.0 – Curso Completo, de autoria de Luís Abreu e colaboração de João Carreiro, é um livro lançado pela FCA – Editora de Informática com 400 páginas e dividido em 15 capítulos. É apresentado com o objectivo de “ensinar o programador que se está a iniciar na plataforma Silverlight, sendo também uma ferramenta indispensável para o programador conhecedor da plataforma Silverlight que pretende fazer a transição para a nova versão”.

O livro começa por apresentar os requisitos, o público-alvo, convenções, código fonte e organização do mesmo, fazendo um pequeno resumo do que será abordado em cada capítulo.

De forma breve é apresentado no primeiro capítulo as principais funcionalidades do Silverlight 4.0 e é feito um enquadramento da tecnologia a nível histórico, a nível de arquitectura e a nível de desenvolvimento, mostrando interacção com o Visual Studio 2010. Não ficando de fora uma abordagem sobre Assemblies e Pacotes XAP e a integração com páginas Web.

O segundo capítulo aborda os conceitos base, que servem de suporte ao desenvolvimento de aplicações Silverlight, de destacar o conceito XAML, dependency properties e attached properties, routed events e comandos, incluindo implementação prática destes conceitos.

Nos dois capítulos seguintes, é feita abordagem sobre o Layout e Controlos. Em Layout, a abordagem é mais direccionada para o processo de renderização e apresentação dos diversos controlos layout (Canvas, Inkpresenter, StackPanel e Grid), não ficando de parte o conceito de paneis virtuais e painéis personalizados. O capítulo de Controlos inicia com apresentação da hierarquia de controlos e em seguida é abordado os conceitos content control, items control, selectores, range controls, controlos de texto, sendo apresentado exemplos concreto para cada conceito. Por fim é apresentado outros controlos generalistas, é o caso da Datagrid e Chart.

No quarto capítulo, Recursos, é feita uma abordagem sobre recursos binários, onde é exposta a forma como pode ser feito o acesso aos recursos, localização de aplicações e por fim é feita a apresentação de recursos XAML, sendo abordado os conceitos ResourceDictionary, MergedDicionary e StaticResource.

Personalização de Controlos é o quinto capítulo, onde é abordado os conceitos relacionado com estilos, partilha de estilos, herança de estilos, propagação de estilos, temas, templates e estados. Em cada um dos conceitos é apresentado exemplos que clarificam os conceitos teóricos.

Networking apresenta as classes introduzidas pela plataforma que permitem a obtenção remota de dados. Este capítulo abrange muitos conceitos da plataforma .Net e seria uma mais-valia ter sido mencionadas referências de leitura opcional.

DataBinding é o sexto capítulo. A introdução do conceito data binding e a sua ilustração é uma mais-valia deste capítulo. É apresentada a forma como é feita a propagação automática de alterações, usando a interface INotifyPropertyChanged, os vários modos de binding, conversores e utilização de bindings em XAML. A validação de dados, faz parte deste capítulo, sendo feito comparação entre a implementação da interface IDataErrorInfo e INotifyDataErrorInfo. O capítulo termina com a exemplificação de binding em colecções, cenários de master-detail e paginação, ordenação, agrupamento e filtragem.

No capítulo Gráficos e outros elementos visuais é feito abordagem dos vários objectos que permitem definir o aspecto visual dos user controls de Silverlight, começando por apresentar geometrias, shapes, brushes, efeitos (zooming e panning), imagens, fontes e perspectivas 3D.

O décimo capítulo, Animações, apresenta as várias animações que estão disponíveis em Silverlight, sendo apresentado em seguida alguns exemplos práticos. Faz referência a animações com Keyframes e Frame-a-frame e faz ainda algumas considerações sobre performance. No final faz uma pequena referência a ferramentas gráficas, nomeadamente o Expression Blend, no entanto esta ferramenta está fora de âmbito do livro.

Média é o capítulo que apresenta os conceitos relacionadas com ficheiros de multi-média, sendo os mais relevantes MediaElement e MedialPlayer. È feita uma abordagem dos eventos mais importante, produção de vídeo, download progressivo vs streaming, utilização de playlist e marcadores, construção de um player e apresentação do elemento VideoBrush. Por fim, como seria de esperar, é apresentada a interacção com webcam e microfone.

Silverlight e o Browser, é o décimo segundo capítulo, que apresenta a forma como é feita a integração do Silverlight com uma página de HTML, como é controlada a interacção entre os restantes componentes existentes numa página e o código de um user control de Silverlight.

O décimo terceiro capítulo, Outros Serviços, é um capítulo onde foram colocado todos os conceitos que não se enquadravam nos outros capítulos, são eles: impressão (PrintDocument, eventos associado, personalização, paginação e feedback de impressão), menu de contexto personalizado, Isolated Storage (gestão de ficheiros, escrita e leitura de ficheiro, aumento de quota), acesso ao clipboard, drag-n-drop, navegação entre páginas e o controlo pivotviewer.

Aplicação Out of Browser, é um dos capítulos muito relevantes deste livro e nele apresentado algumas considerações importantes, configurações e desinstalação de aplicações, detecção do host de alojamento, actualização de aplicações instaladas, verificação do estado de ligação à rede, modo full trust entre outras funcionalidades específicas. Por fim termina com debugging de aplicações out of the browser sendo feita uma abordagem com o Visual Studio.

No último capítulo, Segurança aborda o modelo de segurança aplicado ao código de Silverlight, explicando o porquê de muitas restrições impostas. Terminando com apresentação de alguns cuidados e considerações a ter em conta no desenvolvimento.

De salientar que ao longo da leitura, deparamo-nos com o recurso de diagramas para mostrar a relação entre classes; uso de imagens de apoio à compreensão de conceitos; destaque e notas de aspectos mais ou menos relevantes, orientando o leitor a poder complementar a sua leitura com outros recursos; apresentação de exemplos práticos e em alguns casos é apresentada a implementação de conceitos.

Um aspecto que pode ser melhorado é na apresentação dos exemplos, especificar o respectivo projecto no conjunto de projectos do código fonte do livro.

Em conclusão, este livro aborda os conceitos de Silverlight 4.0, está bem organizado em termos de conteúdo, é de fácil leitura e é um bom guia para quem vai iniciar ou para quem já tem alguns conhecimentos nesta tecnologia.