SQL Server 2014: Curso Completo

Capa do livro SQL Server 2014: Curso Completo
Título
SQL Server 2014: Curso Completo
Autor(es)
Editora
FCA – Editora de Informática, Lda.
Páginas
606
ISBN
978-972-722-811-9

Tempo é dinheiro, portanto fica já aqui a minha opinião: Gostei do livro e recomendo.

Queres saber porquê? Continua a ler!

Quando me pediram para fazer a review/análise/crítica deste livro, decidi considerar os dois cenários típicos:

  1. Alguém que nunca usou SQL Server (iniciante) e gostava de aprender; e
  2. Alguém que já é profissionalmente experiente (médio/avançado) com SQL Server numa versão anterior e pretende aprender mais sobre a versão 2014.

Este livro responde às necessidades de ambos, focando a administração e manutenção.

É um livro de leitura fácil, onde não faltam screenshots e tabelas comparativas, explicado de forma simples. Para cada funcionalidade, há uma grande preocupação em detalhar cada uma das opções de configuração. Talvez do mais completo que vi, excedendo muito o detalhe dos livros de cursos oficiais da Microsoft (MOC). Por esse motivo, é também uma boa referência para utilizadores mais experientes.

Quem pretende obter certificação Microsoft em SQL Server, este livro é o ideal para o exame 70-462 (Administração) e um bom complemento para o respectivo curso MOC 20-462. Tem também informação introdutória para os cursos/exames seguintes, mas não foca a matéria do curso anterior, MOC 20-461 (Queries). Ou seja, o foco é maioritamente em tarefas de administração, não de desenvolvimento ou consulta de dados. Como tal, sinto a falta de informação sobre criação/alteração de tabelas, views, stored procedures, etc. Mas enfim, essa matéria daria outras 600 páginas.

Adicionalmente, este tipo de livros omite referências a cloud (algo imprescindível hoje), mas aqui não faltam (e bem) referências ao Azure (o serviço cloud da Microsoft), nomeadamente a Azure SQL Database. Nota: indico aqui o nome actual do serviço, já que à data de lançamento deste livro tinha ainda a designação SQL Azure, alterada recentemente.

A primeira parte do livro está bem estruturada e corresponde ao que é habitual em cursos de formação em SQL Server para iniciantes:

  • Componentes e funcionalidades do SQL Server (que são detalhados ao longo do livro);
  • Comparativo de edições do SQL Server (Standard, Enterprise, etc.) e licenciamento;
  • Diferenças entre versões, incluindo obviamente as novidades do SQL Server 2014 (também detalhadas ao longo do livro); etc.

Segue-se o planeamento, instalação e rede:

  • Considerações sobre armazenamento (boa explicação, embora falte a referência a discos SSD e as respectivas alterações conceptuais que trazem);
  • Instalação (que inclui instalação em linha de comandos). Quem conhece SQL Server e a sua facilidade de instalação, compreende imediatamente porque este capítulo é dos mais pequenos;
  • Considerações sobre rede (com um bom detalhe para programadores) e uma secção de troubleshooting que inclui o famoso problema de activar ligações remotas (que é muitas vezes omitido nestes livros).

É feita uma referência detalhada ao Management Studio (bastante acessível para iniciantes), com uma lista exaustiva de opções de gestão do servidor (incluindo o Resource Governor), manutenção (SQL Server Agent, maintenance plans, comando DBCC, etc.), ferramentas de monitorização (Profiler, Extended Events, etc.). Fica a faltar uma referência geral às Dynamic Management Views (só referidas brevemente para replicação).

A Segurança não é esquecida, há um capítulo inteiro dedicado ao tema, detalhando inclusivamente opções de encriptação (entre elas Transparent Data Encryption, e mais tarde também encriptação de backups), assim como auditorias.

Seria grave não existir um capítulo dedicado a backups (e nunca esquecer, a restores!), e nisto o livro não falha. Tem bom detalhe e inclui opção de backup para Azure.

Entretanto, menos interessante para iniciantes mas muito útil para utilizadores avançados, são os capítulos dedicados a Alta Disponibilidade. Incluem Always On Failover Cluster, Availability Groups, Mirroring e Replication, incluindo detalhadamente a implementação de cada caso.

Finalmente, há uma introdução muito útil a Integration Services (a forma recomendada de automatizar transferências e transformações de dados, ou ETL, entre servidores e/ou bases de dados), assim como ao Reporting Services (uma das formas de consumir dados relacionais ou de BI em formato de relatórios, páginas web, etc.). Sobre estes dois serviços há obviamente muito mais para dizer, e quem queira seguir para a área de Business Intelligence vai certamente aprofundar estes assuntos.

O que falta no livro? Para além das poucas coisas que mencionei em cima, faltam as melhorias da futura versão 2016, a ser lançada daqui a uns dias (que obviamente não é culpa do autor). Fica a sugestão de expandir este livro para a versão 2016: Descrição dos novos serviços como o R Services, novas opções de integração com o Azure como a Stretch Database, opções de segurança como Always Encrypted, Row Level Security, Dynamic Data Masking, etc.

Finalmente, termino como comecei: Gostei do livro e recomendo.

Publicado na edição 53 (PDF) da Revista PROGRAMAR.