TC BANKCALL #TEMPORARY I HOPE HOPE HOPE

Todos os percalços fazem parte da “evolução”, de versão para versão! E desta feita o atraso nesta edição, foi fruto de um dos maiores percalços até agora enfrentado! Mas como sempre sobrevivemos, superamos, evoluímos! E passados 10 anos, cá estamos!

Para esta edição, estava com imensas dificuldades em escolher um título para o editorial, até que me lembrei daquilo que nos acontece, a todos nós que desenvolvemos e criamos tecnologia! Aquelas situações em que escrevemos algo, ou ligamos algo, e acreditamos com todas as forças, que vai funcionar, ainda que seja algo temporário! E nessa perene memória lembrei-me de um comentário que li, no recentemente tornado público, código fonte desenvolvido para o modulo lunar da missão Apollo 11, que colocou o primeiro Homem na lua! Um singelo comentário quase que humorístico, onde se pode ler “Temporary, I hope hope hope”.

De facto a ideia do autor da linha de código em questão, bem poderia ser que aquele “truque”, fosse apenas temporário, mas facto é que levou um Humano à lua e trouxe-o de volta!

Esta edição comemora os 10 anos da revista, e relembra-nos que a cada iteração, continuamos a evoluir, a melhorar a aprender, apesar de algumas vezes também nós termos vontade de fazer como um outro developer de uma plataforma que tanto usamos escreveu “this is a hack for this release”! Sim, algumas coisas são mesmo “hacks for this release” ou “temporary we hope, hope, hope”, mas a verdade é que continuamos cá! A trazer-vos novos conteúdos a cada edição! Foram 10 anos, venham mais 10! Venham mais 210-1 e nós cá estaremos!

Até lá, despedimo-nos com votos de umas excelentes férias, recheadas de muito código e sem nenhum overflow!

António Santos

Publicado na edição 53 (PDF) da Revista PROGRAMAR.